top of page

4 Funções super valorizadas na EAD

Quanto mais a gente conhece sobre as possibilidades de trabalho existentes no mercado educacional, maiores serão nossas oportunidades de ganhos extras e promoção de carreira na área.


Se você ainda não sabe como a EAD é vasta em possibilidades de trabalho, então siga comigo neste artigo que vou lhe mostrar 4 funções muito procuradas por empresas e recrutadores do ramo educacional!



Multidisciplinar é o termo mais adequado para definir a variedade de funções e atividades realizadas dentro da Educação a Distância.


As possibilidades de atuação dentro dessa área são tantas, que profissionais com diversas competências tem investido neste mercado. Além do quê, a busca por pessoas com habilidades tecnológicas tem sido muito recohecida e valorizada na Educação Digital.


O Ensino a Distância é um setor da educação que está em franca expanção e por conta disso, as produções e entregas de serviços de ensino tem se tornado cada vez mais diversificadas.


Os modelos de negócios educacionais digitais, buscam pro profissionais com diversas habilidades para atuar neste mercado. E nem sempre são profissionais ligados exclusivamente às práticas de ensino e aprendizagem.


Como o planejamento, produção, implementação, gestão e comércio de produtos e serviços de ensino, fazem parte de uma grande estratégia organizada pelas empresas educacionais digitais, profissionais de diversas áreas são contratados todos os dias.






Seja na captação de alunos ou na publicidade de cursos, na gestão de ensino ou na coordenação de uso tecnológico, e, até mesmo, na gestão administrativa do negócio, as oportunidades cresceram muito.


Mas ainda assim, o grande desafios das Instituições, é encontrar profissionais com habilidades distintas, porém, com o mínimo de conhecimento sobre o mercado educacional.


Um profissional de marketing, que é educador e entende do mercado educacional, com certeza terá muito mais resultados d

o que outro profissional, que ainda precisa compreender o funcionamento deste setor de ensino.


Diante da dificuldade em encontrar profissionais de educação, que atuem em setores mais gerenciais e estratégicos de negóciod, muitas empresas optam por treinar e investir em colaboradores que apresentam competências mínimas para atuar nessas funções.


4 interessantes funções, cada vez mais valorizadas na Educação Digital, podem ser desenvolvidas a partir de competências, que muitos profissionais de educação nem sabem que possuem.




1. Design Instrucional


Se você é educador ou professor, com habilidade em de produção de mídias digitais, este pode ser um mercado insteressante, pois possui vasta oferta de demandas de trabalho, principalmente nos meios corporativos.


O designer Instrucional atua no planejamento e produção de recursos de ensino para EAD. Na verdade, dentro deste setor, existe um mercado ainda maior e cheio de possibilidades profissionais, mas geralmente, as pessoas tendem a entrar neste meio através das atividades de produção de mídias.


Geralmente os profissionais que desenvolvem essa atividade, ou tem conhecimento em planejamentos de ensino ou em produção digital, com capacidades computacionais bem desenvolvidas.


Se você quiser saber mais sobre Design Instrucional, busque por uma Insituição especializada na área como a Mercado EAD.


2. Gestão de EAD


Assim como existem as coordenações de ensino e as administrações educacionais, a Gestão de EAD é responsável por planejar e organizar tarefas relacionadas ao funcionamento do negócio educacional.


Seja em relação ao aspecto educativo ou de pessoal, o Gestor de EAD deve possuir habilidades de liderança, visão empreendedora, bom conhecimento do mercado educacional e capacidade resolutiva para propor estratégias que levem a Instituição para o alcance do sucesso.


Educadores que apresentam habilidades empreendedoras tendem a desempenhar muito bem as atividades de gestão de EAD. E quando bem sucedidos, não ficam de fora da lupa dos head hunters!

3. Marketing Educacional


Se você buscar pro profissionais de marketing digital na internet, é capaz do seu computador até travar, tamanha a quantidade de indicações possíveis.


Sem dúvida, o marketing digital é um dos setores com maior comunidade profissional, no entanto, a falta de especialização para mercado educacionais, principalmente para a EAD é tão grande quanto.


Comercializar cursos online, vender informação, não deve seguir a mesma estratégia da venda de produtos físicos ou "programas de dieta".


É preciso conhecer os modelos de negócios digitais de ensino e o público consumidor, para poder criar estratégias mais adequadas para quem "compra" formação certificada.


Educadores ou profissionais de EAD que entendem de marketing digital, podem atuar de forma especializada junto à empresas educacionais. Além de mostrar maior credibilidade por conseguir falar na mesma língua da Instituição.


4. Gestão de comunidades


Cresce a oferta de Educação a Distância e cresce também o número de pessoas que utilizam os serviços de ensino digital.


A maioria das empresas educacionais já sabem que o gerenciamento de comunidades é mais do que importante para garantir engajamento e solidez da marca. E essa atividade é desenvolvida pelos Heads de Comunidade.


Através das comunidades é possível manter um público fiél que poderá usufruir de exclusividades e trocar informações de forma colaborativa.


Por isso, ter na equipe, pessoas que entendam de ações de comunidades e que criem estratégias de engajamento para o desenvolvimento profissional do grupo, será mais do que necessário neste mercado competitivo.


É lógico que a manutenção de uma comunidade deve andar junto com a qualidade de serviços e produtos ofertados pela Insituição. Como um plus a mais no gerenciamento de serviços educacionais.



 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o mercado educacional?

Então inscreva-se no site do Mercado EAD para receber conteúdos e avisos de cursos e eventos gratuitos na área!


Leia os artigos da Profa Carolina Savioli no blog do Mercado EAD, e mantenha-se informado e preparado para atuar nos segmentos da Educação Inovadora, EAD, Design Instrucional entre outros do meio educacional digital.

Carolina Savioli

MSc Tecnologias Educacionais

MSc em Inovação Educacional

Especialista em Gestão de EAD

Designer Instrucional Master

Empreendedora Educacional



コメント


bottom of page