top of page

5 Passos para se organizar crescer como profissional de Educação a Distância

Se você acha que como profissional de educação, está com o destino selado para atuar em uma única função para o resto da vida.... saiba que está enganado e perdendo ótimas oportunidades em setores promissores da educação!


Leia esse artigo até o fim, que vou lhe explicar como se organizar para alçar voos mais altos no mercado profissional da EAD e Educação Digital!




Hoje uma das áreas educacionais que mais gera oportunidades, contratações de serviços e freelance de jobs é a Educação a Distância.

Com um crescimento exponencial que acompanha o avanço tecnológico, a EAD, vem acumulando cargos com funções muito diversificadas. Da produção de conteúdos e recursos digitais ao planejamento e entrega de ensino, seja como for, a quantidade de profissionais multidisciplinares que atuam nesta área, é vasta e cada vez mais valorizada.


Se antes a EAD era dominada exclusivamente por educadores, professores e outros profissionais de educação, hoje, essa área é reconhecida por web programadores, designers gráficos, editores de vídeo, designers instrucionais, gestores, consultores de ensino e muitos outros mais.


Profissionais das áreas de comunicação, marketing, e publicidade, por exemplo, já estão migrando para ganhar espaço entre as várias ofertas de trabalho existentes no ensino a distância.



Os milhares de negócios eduacionais online existentes, como Udemy, Coursera, Mercado EAD, Veduca ou Conquer, por exemplo, investem na produção de recursos digitais e vendas de cursos online através do ensino a distância, o que exige a atuação de profissionais capacitados para atuar nas frentes do mercado digital em negócios exclusivamente educacionais.


No entanto, para crescer neste mercado competitivo é preciso organizar a carreira de forma estratégica, para não perder opotunidades, otimizar o valor dos conhecimentos pré existentes e focar no desenvolvimento profissional.


Por isso, vamos entender os 5 passos principais para gerenciar sua carreira profissional com foco no mercado competitivo da Educação a Distância.



Passo 1: Identificar os seguimentos profissionais existentes na EAD




Quanto mais você souber sobre o mercado de trabalho educacional, mais acesso a oportunidades terá na EAD ou na Educação Digital.


E comum que a maioria das graduações não orientem quanto as possibilidades de atuação do educador, por isso muitos graduandos acabam seguindo para a sala de aula, enfrentando as maiores dificuldades do setor.


Por isso, realizar pequisas sobre o mercado educacional e mapear os diversos setores e seguimentos existentes, vai te ajudar a ter maior visão sobre áreas de atuação que valorizam suas hard e soft skills.


No momento desta pesquisa é importante incluir alguns itens que darão maior clareza para a compreensão da segmentação do mercado educacional a distância:

  • Possibilidades de crescimento

  • Benefícios e remunerações

  • Ofertas de vagas de contratação



Passo 2: Levantar as competências e conhecimentos necessários para atuar em cada área



Uma vez que você já conheça os seguimentos profissionais existentes na Educação Digital ou EAD, é preciso entender quais funções e atividades são desempenhadas em cada um deles.


Assim que você categorizar essas funções, terá a identificação das competências necessárias que o educador, professor ou profissional de educação deve ter para migrar ou crescer nestes setores educacionais.


E mesmo que você possua habilidades que acredite não ser da área educacional, busque saber como elas podem ser valorizadas neste novo ambiente de ensino virtual. Por exemplo, um educador que tem habilidade computacional para criação de peças gráficas é reconhecido em cargos de designers instrucionais.



Passo 3: Definir metas de crescimento e ganhos profissionais



Agora que você já mapeou todos os segmentos do mercado educacional e já sabe o que é preciso conhecer para atuar nas áreas do seu interesse, precisa começar a estabelecer metas de crescimento.


Determinar em quanto tempo pretende crescer na carreira, quais ações profissionais precisa gerar para alcançar novas ganhos e de que forma vai ampliar seu network para ter acesso a mais oportunidades de trabalho.


Leve em consideração o contexto em que está inserido e as possibilidades de investimento que possui. Lembre-se que querer colocar o "carro na frente dos bois" não vai funcionar. Sendo assim aposte na continuidade mais do que na celeridade!



Passo 4: Buscar por cursos de qualificação com foco em Educação




Bem, essa é fácil! Se você é educador, professor ou profissional de educação, então já sabe: nesse mercado profissional os estudos tem que ser constantes. (Na verdade em qualquer área já deveria ser, mas na da educação, humm... isso se torna um termômetro da valorização profissional muito importante.)


No entanto, se você estiver migrando para o setor de trabalho educacional, saiba que o termo lifelong learning deverá ser tornar um mantra em sua vida.

Estudar, pequisar, ler, escrever, aprender, se manter informado, praticar, analisar, ser crítico, empreender no conhecimento... todas essas ações são necessárias para crescer como profissional de EAD.


Por isso buscar bons cursos de qualificação, que sejam ofertardos por instituições especializadas, vai fazer muita diferença no seu desenvolvimento de carreira dentro da educação a distância.


O Mercado EAD costuma disponibilizar cursos e conteúdos gratuitos para profissionais de educação que estão investindo em carreiras segmentadas da EAD ou Educação Digital, vale conferir.




Passo 5: Estabelecer um cronograma de ação para o plano de carreira



Pronto! Agora é chegada a hora de colocar o plano no calendário e determinar os prazos para alcance dos objetivos, principalmente em relação a realização de cursos e desenvolvimento de novos conhecimentos e projetos.


Procure incluir no seu plano de ação as possibilidades de valores que pretende investir no seu projeto de desenvolvimento de carreira. Essa vai ser a melhor poupança que fará na vida, pois conhecimento, você sabe... jamais vão tirar de você.


Tempo também é dinheiro! Sabendo disso, mesmo que você esteja com poucas verba para investir em cursos especializados... então invista um pouco do seu tempo em estudos gratuitos e pesquisas na internet.

Deixe um espaço na agenda para a geração de networking, valorize e estimule oportunidades de participação em projetos colaborativos, eles lhe darão uma rica experiência além da oportunidade de gerar portfólio, conhecer novos profissionais e mostrar suas competências.


 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o mercado educacional?

Então inscreva-se no site do Mercado EAD para receber conteúdos e avisos de cursos e eventos gratuitos na área!



Leia os artigos da Profa Carolina Savioli no blog do Mercado EAD, e mantenha-se informado e preparado para atuar nos segmentos da Educação Inovadora, EAD, Design Instrucional entre outros do meio educacional digital.

Carolina Savioli

MSc Tecnologias Educacionais

MSc em Inovação Educacional

Especialista em Gestão de EAD

Designer Instrucional Master

Empreendedora Educacional



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page