As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação estão presentes no nosso dia-a-dia, computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos, celulares.
O uso das TIC em contextos de aprendizagem não é novidade, sendo um tema recorrente no meio educativo. Apesar de não ser recente ainda suscita dúvidas sobre como podem ser aplicadas na educação de forma criativa, interativa, e que, principalmente auxiliem na construção do conhecimento.
Neste artigo apresentamos algumas sugestões de tecnologias e de ferramentas digitais e dicas de como utilizá-las com os seus alunos.
Elaboração de materiais didáticos digitais
Vídeos
As plataformas de compartilhamento de vídeos podem ser utilizadas tanto como fonte de pesquisa, quanto como suporte para publicação de vídeos produzidos pelos estudantes.
Sugestão: Produção de vídeo aulas, resumo de ideias, apresentação de textos, relatório de visita de campo, narração de uma evento histórico, encenação de alguma literatura.
Dica de ferramentas: Powtoon, Voki, Camtasia, Filmora, Xerte, Animoto, Clideo.
Mapas conceituais
Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização das informações e dos pensamentos de forma hierárquica.
Sugestão: Você pode utilizá-la como recurso para sistematizar ideias e conceitos, pois é uma ferramenta de construção de raciocínio em rede e que permite a visualização de forma simples de conceitos e de que forma estão integrados.
Dicas de ferramentas: Mindmeinster, Mindmup, GoConqr, Poplet.
Criação de atividades
A uma infinidade de recursos digitais que você pode utilizar para realização de atividades educativas, possibilitando introduzir e desenvolver conteúdo.
Sugestão: Em ambientes virtuais temos websites, vídeos, animações, jogos online, etc, a escolha cabe ao professor e as opções devem ser feitas de acordo com os objetivos de aprendizagem.
Dicas de ferramentas: Educaplay, H5P, Genially.
Ferramentas de comunicação e interação
Whatsapp
Este aplicativo de comunicação pode ser um auxiliar na troca de informações entre colegas. E também pode ser usado como uma possibilidade de criar conversas direcionadas sobre determinado tema.
Sugestão: A partir de um tema e de questões sugeridas pelo professor, pequenos grupos (entre 3 a 5 pessoas) devem discutir, apresentar links e outras referências, durante 3 dias. Ao final, os estudantes apresentam o print das conversas ao professor.
Sem uma mediação formal ocorre um diálogo mais descontraído e ao mesmo tempo com a preocupação de serem eles os responsáveis, o que possibilita conversas bem construtivas.
Gamificação
É uma estratégia que utiliza de jogos, pontuações e rankings com o objetivo de resolver problemas buscando o engajamento do aluno no desenvolvimento do seu próprio aprendizado.
Sugestão: Escape Room digital, possibilita a resolução de desafios e situações problemas conectados con el currículo.
Dicas de ferramentas: Genially, Cospace e Onedrive.
Ambientes virtuais e 3D
Os ambientes virtuais imersivos em 3D representam uma grande tendência na educação, pois eles possibilitam que o aluno vivencie uma experiência de aprendizagem envolvente, interativa e dinâmica. Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser criados e integrados a partir de aplicativos e ferramentas de realidade aumentada e virtual.
Sugestão: Passeios virtuais imersivos, Leitura interativa aumentada, criação de pôster e cartazes digitais com conteúdos de qualquer disciplina, Jogo de pistas e localizações.
Dica de ferramentas: Cospace, Art Steps, Aurasma, Google Expedition, Zappar.
Utiliza as TIC em sala de aula? Conhecia estas ferramentas? Compartilhe suas ideias, vamos multiplicar conhecimentos.
Aline Ferreira
Aline Ferreira Benet
Designer Instrucional e Especialista em Tecnologias Educacionais
Fernanda Campos
Licenciada em História. Mestre e Doutora em Educação. Especialista em Educação a distância. Estudiosa das redes, das tecnologias educacionais, da educação a distância, da aprendizagem online e das interações virtuais.
Comments