Buscar

Tecnologias Digitais e seus usos na educação

As Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação estão presentes no nosso dia-a-dia, computadores, internet, softwares, jogos eletrônicos, celulares.


O uso das TIC em contextos de aprendizagem não é novidade, sendo um tema recorrente no meio educativo. Apesar de não ser recente ainda suscita dúvidas sobre como podem ser aplicadas na educação de forma criativa, interativa, e que, principalmente auxiliem na construção do conhecimento.


Neste artigo apresentamos algumas sugestões de tecnologias e de ferramentas digitais e dicas de como utilizá-las com os seus alunos.





Elaboração de materiais didáticos digitais


  • Vídeos

As plataformas de compartilhamento de vídeos podem ser utilizadas tanto como fonte de pesquisa, quanto como suporte para publicação de vídeos produzidos pelos estudantes.


Sugestão: Produção de vídeo aulas, resumo de ideias, apresentação de textos, relatório de visita de campo, narração de uma evento histórico, encenação de alguma literatura.


Dica de ferramentas: Powtoon, Voki, Camtasia, Filmora, Xerte, Animoto, Clideo.


  • Mapas conceituais


Os mapas conceituais são ferramentas gráficas que auxiliam na organização das informações e dos pensamentos de forma hierárquica.


Sugestão: Você pode utilizá-la como recurso para sistematizar ideias e conceitos, pois é uma ferramenta de construção de raciocínio em rede e que permite a visualização de forma simples de conceitos e de que forma estão integrados.


Dicas de ferramentas: Mindmeinster, Mindmup, GoConqr, Poplet.


  • Criação de atividades


A uma infinidade de recursos digitais que você pode utilizar para realização de atividades educativas, possibilitando introduzir e desenvolver conteúdo.


Sugestão: Em ambientes virtuais temos websites, vídeos, animações, jogos online, etc, a escolha cabe ao professor e as opções devem ser feitas de acordo com os objetivos de aprendizagem.


Dicas de ferramentas: Educaplay, H5P, Genially.


Ferramentas de comunicação e interação


  • Whatsapp


Este aplicativo de comunicação pode ser um auxiliar na troca de informações entre colegas. E também pode ser usado como uma possibilidade de criar conversas direcionadas sobre determinado tema.


Sugestão: A partir de um tema e de questões sugeridas pelo professor, pequenos grupos (entre 3 a 5 pessoas) devem discutir, apresentar links e outras referências, durante 3 dias. Ao final, os estudantes apresentam o print das conversas ao professor.


Sem uma mediação formal ocorre um diálogo mais descontraído e ao mesmo tempo com a preocupação de serem eles os responsáveis, o que possibilita conversas bem construtivas.


  • Gamificação


É uma estratégia que utiliza de jogos, pontuações e rankings com o objetivo de resolver problemas buscando o engajamento do aluno no desenvolvimento do seu próprio aprendizado.


Sugestão: Escape Room digital, possibilita a resolução de desafios e situações problemas conectados con el currículo.


Dicas de ferramentas: Genially, Cospace e Onedrive.


  • Ambientes virtuais e 3D


Os ambientes virtuais imersivos em 3D representam uma grande tendência na educação, pois eles possibilitam que o aluno vivencie uma experiência de aprendizagem envolvente, interativa e dinâmica. Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser criados e integrados a partir de aplicativos e ferramentas de realidade aumentada e virtual.


Sugestão: Passeios virtuais imersivos, Leitura interativa aumentada, criação de pôster e cartazes digitais com conteúdos de qualquer disciplina, Jogo de pistas e localizações.


Dica de ferramentas: Cospace, Art Steps, Aurasma, Google Expedition, Zappar.


Utiliza as TIC em sala de aula? Conhecia estas ferramentas? Compartilhe suas ideias, vamos multiplicar conhecimentos.









Aline Ferreira


Aline Ferreira Benet

Designer Instrucional e Especialista em Tecnologias Educacionais


www.linkedin.com/in/alineferreirabenet



Fernanda Campos


Licenciada em História. Mestre e Doutora em Educação. Especialista em Educação a distância. Estudiosa das redes, das tecnologias educacionais, da educação a distância, da aprendizagem online e das interações virtuais.


https://www.linkedin.com/in/fernanda-campos-36a77326/


0 visualização