Quase R$ 18 milhões recuperados pela Lava Jato serão destinados à reforma de escolas do Rio

May 24, 2018

Quase R$ 18 milhões do dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato será destinado a obras e melhorias na infraestrutura de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

 

A Justiça Federal autorizou o uso de parte do recurso, depois da assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Ministério Público Federal no estado , o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , o Ministério da Educação a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Procuradoria-Geral do Estado .

 

 

O termo estabelece os critérios de aplicação dos recursos e foi assinado em fevereiro. O acordo prevê que seja feito primeiro um diagnóstico da rede estadual de ensino pelo projeto MPEduc, parceria do MPF com o Ministério Público Estadual (MPE).

 

Segundo o MPF, o projeto já mostrou que “a deficiência da estrutura física é um desafio que se apresenta em pelo menos 64% das 1.221 unidades escolares mapeadas no Rio de Janeiro”.

 

A Secretaria Estadual de Educação deve elaborar uma lista das escolas a serem beneficiadas, por ordem de prioridade, constando as intervenções necessárias , a previsão de custo e o número de alunos beneficiados. O projeto básico de cada obra terá prazo de 60 dias para ser apresentado. A licitação será feita em até 30 dias, após a liberação do recurso.

 

O FNDE vai acompanhar a execução das obras e as prestações de contas por um sistema eletrônico já existente. O procurador da República Sergio Pinel, integrante da força-tarefa da Lava Jato no Rio, disse que a decisão é “histórica e materializa a destinação para a educação de valores arrecadados em processos relacionados ao combate à corrupção.”

 

 

 

Publicado em 22/05/2018 - 19:55

Por Fabiana Sampaio - Agência Brasil

Imagens Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio - AF Rodrigues

Link Original: http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2018-05/quase-r-18-milhoes-recuperados-pela-lava-jato-serao-destinados-reforma-de

A curadoria de conteúdos não possui créditos das informações acima descritas, somente compartilha o conteúdo como forma de fomentar os debates acerca dos assuntos educacionais, bem como não realiza nenhum tipo de promoção ou comércio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags