10 sites excelentes para estudar online gratuitamente.

June 10, 2018

Se você pesquisar no google "curso online gratuito" com certeza vai encontrar mais de 100 opções de institutos e empresas de conteúdo online ofertando oportunidades de estudo virtual. No entanto, no meio de tanto joio é preciso separar o trigo. Por isso coloquei minha experiência como consultora eLearning em prática, analisei diversos sites e deixo aqui 10 opções que com certeza oferecem cursos de qualidade.

 

 

Imagem Freepik

 

 

Se capacitar profissionalmente é uma exigência praticamente vital para sobreviver nesse tão concorrido mercado de trabalho atual. Não importa a área de atuação, a quantidade de cursos disponíveis na internet é tamanha que muitos profissionais que buscam por mais qualificação ficam completamente perdidos na hora de escolher um curso a distância.

 

Enfim, são diversas as questões que acabam por qualificar pedagogicamente um curso online, e não há como esperar que o aluno consiga identificar e analisar todas essas questões principalmente se ele não for da área educacional. Portanto, segue abaixo a minha lista dos 10 sites que ofertam ensino a distância com qualidade.

 

1. Fundação Bradesco

Sem dúvida nenhuma a Fundação Bradesco está dando show quando o assunto é educação virtual. Com cursos em diversas áreas profissionais, aprensenta uma estrutura moderna quanto ao desenho de seus cursos, que são rápidos e bem organizados na forma curricular.

 

2. Veduca

Entre cursos pagos e gratuitos o Veduca é uma das plataformas moderninhas do mercado eLearning. Muito bem estruturados, os cursos do Veduca são desenhados em acordo com as práticas mais atuais para ensino a distância. Os roteiros disciplinares são bem montados pedagogicamente falando e os profissionais envolvidos na produção dos cursos possuem excelente formação nas áreas em que atuam.

 

3. FGV Online

Não há como não considerar toda a tradicionalidade da FGV Online. Uma Instituição de peso, com formação educacional também de peso. Apesar de deixar a desejar um pouco quanto à questões de layouts de navegação e plataforma, e do uso de pouco recursos tecnológicos atuais no ensino a distância, produz conteúdos de excelente qualidade e sabe organizar suas grades curriculares de maneira precisa.

 

4. Sebrae

O Sebrae como sempre dando aulas de dar aulas. Com cursos voltados para a capacitação profissional, está super atualizado quantos às novas metodologias eLearnig. Seus layouts são expetacularmente bem definidos ao público alvo, além de possuírem fácil navegabilidade. Os cursos apresentam um desenho instrucional simples porém moderno e eficiente, posso dizer que o Sebrae projeta cursos que vão direto ao assunto com aprendizagem bem alinhadas às práticas.

 

5. eduK

Diferente das instituições tradicionais de ensino, a eduk, super atualizada no mundo eLearning, trabalha com um sistema de produção estilo "fábrida de cursos", ou seja, todos os cursos são projetados com a mesma metodologia, utilizando sempre os mesmos recursos, com desenho instrucional similar e inserção de conteúdos com equivalências. E apesar de todo essa padronagem, a empresa oferta materiais de autíssima qualidade, tanto na utilização de recursos tecnológico e usabilidade.

 

6. Microsoft Virtual Academy

Não há como negar a importância de uma formação que leve o nome da Microsoft, além disso, uma empresa que há tantos anos produz tecnologia, com certeza produz muito conteúdo de qualidade. Apesar de ter me decepcionado um pouco com a estrutura da plataforma do Academy, a verdade é que a Microsoft produz conteúdos de ótima qualidade didática e informativa, com uma grade curricular bem estruturada.

 

7. Harvard University

O que dizer dessa Instituição? Harvard is Harvard!

Apesar de ofertar todos os seus cursos em inglês, é possível assistir muitas das aulas projetadas pela melhor universidade do mundo, com legendas em português. E porfavor, não perca essa oportunidade! Os cursos são fantásticos, a qualidade dos conteúdos é incrível, os recursos tecnológicos bem alinhados às metodologias e desgnis de aprendizagem. Simplesmente dá vontade de morar lá dentro.

 

8. Coursera

Fundado por professores de Stanford, o Coursera oferece acesso universal à grandes universidades e organizações além de oferecer cursos online em várias línguas. Cada curso é ministrado por instrutores de topo das melhores universidades e instituições educacionais do mundo. Os cursos incluem palestras em vídeo gravadas, atribuições classificadas e avaliadas por colegas e fóruns de discussão da comunidade.

 

9. Khan Academy

Criada pelo professor Sal Khan com a missão de ensinar matemática a distância para o sobrinho, oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia são só algumas das opções de aulas da Khan, que possui parceria com instituições como a NASA, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.

 

10. Descola

Com pensamento em gamification e design o Descola está perfeitamente adequado ao seu público, que é de maioria jovem. Sua metodologia de ensino é personalizada e possui abordagens teóricas sempre presentes, como os exercícios práticos, cases, referências de mercado e reflexão conceitual. E atualizada no mercado eLearning, projeta grades curriculares simples e muito efetivas para a aprendizagem e tem bem definidos os objetivos de seus cursos.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags