A Educação no contexto das novas tecnologias.

June 10, 2018

"educação nos permite avançar, ampliar a nossa percepção, observar com mais profundidade e de forma mais abrangente aquilo que há dentro e fora de nós. O grande propósito da educação deve ser o de ampliar a visão, o conhecimento, as emoções e os valores dos seres humanos, buscando um caminho equilibrado, estimulante, libertador e realizador"

 

José Moran

 

Saiba mais sobre o autor Ricardo Pires.

 

 Imagem Freepik

 

Nas últimas décadas vivenciamos um processo acelerado de modernização tecnológica com a incorporação das novas TIC’s, as tecnologias da informação e comunicação, no nosso cotidiano. Essa realidade promoveu modificações significativas no mercado de trabalho e nas relações humanas afetando, claramente, o ambiente escolar.

 

       Quando relacionamos os ideais da educação com as transformações sociais e tecnológicas é inevitável pensar sobre a realidade da escola nesse contexto e a importância da sala de aula para a sociedade. Em relação aos educadores, também, é importante compreendermos como esses profissionais lidam com as novas ferramentas pedagógicas.

 

       A expansão do mundo digital possibilitou o acesso a novas ferramentas que ampliaram as perspectivas do Ensino e trouxeram novos dilemas para a escola. Nesse contexto os atos de ensinar e aprender podem ser desenvolvidos de diferentes maneiras, através de procedimentos tradicionais ou por intermédio das novas tecnologias, entretanto, ainda não existe um consenso entre os educadores sobre a efetividade dos resultados desses novos métodos.

 

       Apesar das incertezas as novas tecnologias nos permitem conceber e vivenciar a aula sob uma nova perspectiva que envolve o uso simultâneo do presencial e do virtual. Encontrar um equilíbrio entre o físico e o virtual é um desafio que essas tecnologias impõem para educação e para a sociedade.

 

       Os recursos que utilizamos na escola são importantes para o processo de ensino e aprendizagem, contudo, a aprendizagem necessita, inevitavelmente, de pessoas e interações. Diante dessa nova realidade o papel fundamental dos educadores passa a ser o de mediadores entre a educação formal, as novas tecnologias e as expectativas dos alunos.

 

       Os princípios da prática educativa pouco se modificaram ao longo do tempo, entretanto, educar não cabe apenas à escola, pois é um processo que envolve toda a sociedade e que afeta as pessoas em sua vida de diferentes maneiras. Assim, a escola e a sociedade devem interagir continuamente.

 

       Apesar disso, estabelecer os caminhos que devam ser seguidos pela educação diante dessas mudanças e desses desafios é algo difícil porque, enquanto a sociedade se transforma, a educação formal segue estruturada de uma maneira pouco atrai as novas gerações.

 

       Cabe à sociedade, às instituições de ensino e aos profissionais da educação encarar os imensos desafios desses novos tempos e organizar a escola de forma interessante, atraente e eficiente, bem como, estabelecer um diálogo crescente entre o mundo físico e o digital que possibilite uma integração maior entre ambos, de tal forma que possam transformar profundamente a educação escolar e as formas de ensinar e aprender a que estamos habituados.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags