O Serviço Social na Educação: Ação e Intervenção.

O artigo científico escrito pelos professores Jackson Santos e Allan Soares, demosntram através de uma revisão literária a relação entre o serviço social e seus isnturmentos enquanto interventores da realizadde social, tendo como foco analisar o contexto dessa p´ratica no Brasil, discorrendo sobre as abordagens políticas de atenção específica.

 

Acesse o PDF completo da pesquisa para saber mais sobre esse tema.

 

Imagem Freepik

 

A construção e materialização do campo da educação como instrumento de intervenção de reprodução profissional do Assistente Social é legitimo na observância dos rebatimentos da questão social 3 intrínseca, dentro da dicotômica apropriação do capital e pobreza, resultados de uma expressiva relação social e sua representatividade.
 

É necessário esclarecer que as atribuições e competências dos assistentes sociais, ou
seja, aquelas executadas em âmbito escolar ou em qualquer outro ambiente sócio ocupacional são direcionadas e norteadas pelos princípios, direitos e deveres registrados no Código de Ética Profissional de 1993 (CEP), na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), bem como nas particularidades da política educacional. Para tanto, a Lei nº. 8.662, de 07 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social (regulamentação da profissão), especifica em seu artigo:

 

Art. 4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; V - orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos (BRASIL, 2006, s/d).


Assim, competências “[...] expressam a capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas de uma única especialidade profissional, mas a ela concernentes em função da capacitação dos sujeitos profissionais.” (IAMAMOTO, 2002,p. 16). Diante dessa premissa, o aprofundamento destes estudos na temática, proporcionouinformações acerca de como a atenção do Serviço Social no uso de substâncias psicoativas no âmbito escolar, pode ter uma proposta interventiva e logo desvelou as alternativas para adquirir uma influência de qualidade e evidenciou potencialidades deste profissional.


Problematizar e analisar o contexto de fortalecimento do profissional do serviço social na educação no atendimento das demandas da questão social, representada pela expressiva condição de pobreza e fortalecimento ideológico do capital e as propostas contemporâneas de legitimação do campo sócio-ocupacional e instrumentos legislativos e legais para legitimaçãojurídica.Delimitar a importância do Serviço Social na educação e o amparo do ordenamentojurídico é o objetivo inicial desta pesquisa, que realiza a análise do contexto histórico doserviço social e a vinculação com a questão social resultante do sistema econômico, além decompreender a proposta interventiva dentro da educação e delimitação teórico-operativa emetodológica da ação profissional.

 

Portanto, os dados e informações coletados foram analisados qualitativamente, pois sealmejava desenvolver uma reflexão acerca do papel do Serviço Social em ambiente escolar,no rebatimento e compreensão do processo de pobreza e exclusão social e suarepresentatividade. Como estudo descritivo-interpretativo, onde se analisou todos os pontosde vista para a compreensão do fenômeno estudado, na sua complexidade, fundamentado pelareflexão resultante do referencial bibliográfico apresentado nos capítulos posteriores que foi oelemento dinamizador e articulador do discurso construído na temática.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags