Professor transforma a educação em Gana.

June 13, 2018

Essa semana, entre pesquisas aqui, e leituras ali, sempre acessando sites em busca de informações variadas sobre educação, me deparei  com um artigo fantástico! Mas que me fez refletir sobre o papel do professor como educador, onde quer que ele esteja.

 

Bem a reportagem intitulada “Professor de Gana ensina alunos a usarem o Word com desenhos na lousa”, publicada pela awebic.com, traz a história do professor Owura Kwadwo, de Gana, que ensina word para seus alunos, sem nenhum tipo de tecnologia. Por meio de desenhos na lousa, o professor quase que faz um “print” manual da tela do word, e ensina passo a passo aos alunos como utilizar essa ferramenta, no intuito de formar futuros profissionais preparados para o mercado de trabalho.

 

 

 

 

Essa idéia toda parece um tanto absurda quando pensamos que nesse escola de Gana, que mal possui carteiras escolares, provavelmente jamais terá um computador conectado à energia elétrica. Mais absurdo ainda quando pensamos que a probabilidade de um de seus alunos terem acesso há algum tipo de equipamento tecnológico, nem mesmo que seja um celular, está absolutamente fora de questão, devidas dificuldades daquela região, que apresenta extrema pobreza.

 

No entanto, não podemos dizer que realmente não há avanço tecnológico ali!

 

Através de suas simples considerações, talvez sem ao menos perceber o tamanho de sua inovação, o professor Owura diz: “todo professor tem um modo de apresentar o assunto aos alunos. Esse é o meu jeito.”

 

É incrível imaginar o tamanho do ideal educacional de professores pelo mundo, que enfrentam reais dificuldades em sua profissão, dando aulas em locais de miséria pura, e que muitas vezes ficam entre o dilema de comprar o lanche dos alunos ou em investir na compra de papel e lápis. No entanto continuam tentando sem descanso, levar seus alunos ao mundo atual.

 

No Brasil, também existem escolas em municípios rurais, principalmente nas regiões  Norte e Nordeste, que enfrentam dificuldades de acesso, infraestrutura, falta de materiais, mas que nunca estão sem um professor que seja em sala de aula, levando informações e compartilhando conhecimentos. O profissional professor, provavelmente é o único que nunca falta em qualquer escola brasileira, ele é presente e atuante, tenta de formas criativas solucionar as questões da falta de investimento do governo, e com certeza absoluta, todos, acabam por tirar verbas do próprio bolso para investir naquilo que é de responsabilidade do estado.

 

E voltando para Gana, mesmo que os alunos não consigam aprender efetivamente a utilizar todas as funcionalidades do word, já saberão, que aquele é um recurso tecnológico que existe, e é utilizado para o trabalho. Aí está a formação tecnológica sendo levada à uma comunidade inteira, uma vez que quando retornam para seus lares, as crianças compartilham sua aprendizagem.

 

Pois bem, lembra que eu falei anteriormente que os alunos de Gana provavelmente nunca teriam acesso à computadores? Então, eu errei!

 

Depois que as fotos da sala de aula do professor Owura viralizaram na internet, diversas doações de laptops e projetores foram realizadas, o que estimulou o professor a levar esse projeto de ensino de word para outras escolas locais.

 

Uma fato não há como negar, se o papel social da escola é ampliar as discussões, saberes e melhorias de vida para alunos, pais e suas comunidades, então podemos dizer, que,  pelo menos na comunidade de Kumasi, em Gana, a escola alcançou seus objetivos de formação e transformação social.

 

Que fantástico poder receber notícias como essa, em que a educação se saiu vitoriosa e o acesso ao ensino foi ampliado. Realmente espero, que existam mais escolas como a de Gana espalhadas pelo mundo, e mais professores que levem a educação “do jeito do professor Owura”

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags