Professor x Aluno: quem é quem no processo de aprendizagem?

June 20, 2018

Todas as vezes que me pego pensando na relação professor aluno, surgem algumas dúvidas na minha cabeça. Como e quando separar essa difícil relação? Quando se trata de sala de aula, é natural que os alunos assumam um papel de destaque no processo de aprendizagem, pois todos os encaminhamentos adotados pelo professor o orientam a manter o aluno no centro do ensino.

 

 

Imagem Freepik


Os professores devem ser os protagonistas em sala de aula, explorando e incentivando a participação dos alunos nas atividades propostas. É preciso que se crie uma conexão entre as duas partes, tornando a versatilidade dos mestres uma aliada na motivação e envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

O professor precisa ser visto pelo aluno como um facilitador da aprendizagem e como uma pessoa acessível às suas necessidades, utilizando todo o seu tempo operacional para realizar uma atividade de forma mais produtiva possível para o aluno. Ele é o detentor do comando das ações e precisar aliar isso com sabedoria em motivas seus alunos ao alcançarem seus objetivos.

É necessário que exista um diálogo constante entre professor e aluno e principalmente que o professor compreenda que quando o conhecimento está focado nos interesses dos estudantes, o processo de aprendizagem alcançará resultados mais satisfatórios e lhe permitirá um envolvimento maior com os alunos.

Com a influência da era digital, os alunos estão cada vez mais centrados nas informações visuais que são conseguidas facilmente com o acesso a diversas ferramentas virtuais, sendo assim, o professor precisa encontrar nesse desafio uma arte para transformar o conteúdo a ser aplicado em material concreto para uma aprendizagem mais proveitosa.

Acredito que quando todos tomamos conhecimento do quão importante é essa relação, muitos caminhos serão encurtados, pois poderemos proporcionar aos nossos alunos um aprendizado muito mais claro e seguro. Além do mais, os alunos também farão a sua parte na busca pela valorização do espaço do professor nesse contexto.

Trabalhando juntos, com toda certeza, seremos capazes de saldos muito melhores! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags