5 Características de um LifeLong Learner

September 10, 2019

O mundo do trabalho esta mudando em uma velocidade nunca antes vista! Mas e você? Esta se preparando?

 

As Tecnologias se renovam e o mundo complicado para o qual fomos preparados para melhorar com metodologias Lean já não é suficiente.

 

Passamos a um mundo complexo, onde novas variáveis são introduzidas à velocidade da internet e a quantidade de dados é muito superior ao que conseguimos processar.

 

As relações de trabalho estão mudando em função disso. Máquinas assumem não só mais o trabalho mecânico, mas também o intelectual. As populações envelhecem e o choque de gerações não deixa as coisas mais fáceis.

 

O que fazer? Estamos perdidos?

 

 

 

Claro que não, temos que adotar a única posição possível. A de ser "O Eterno Aprendiz". É normal em determinada idade acharmos que já temos tudo o que queremos, mas para continuar em frente precisamos ter uma postura de adaptação e aprendizado constante. 

 

É daí que surge o termo Lifelong Learning, que significa a postura de se manter atualizado e aprendendo durante toda vida, a característica do indivíduo permanecer estudando e se desenvolvendo.

 

Este princípio vem de que a educação tradicional já não é suficiente para acompanhar todas as mudanças que o mundo vem empreendendo e nos manter atualizados, competitivos e produtivos.

 

O modelo de ensino partindo da pré-escola a pós-graduação já não é suficiente e para compensar, temos que manter um sistema de ensino continuado e baseado nas diversas fontes disponíveis, desde mídias sociais até o compartilhamento de saberes com indivíduos de grupos diversos. Tudo isso nos mantém em constante desenvolvimento e nos ajuda a ir além. Evoluímos ao descobrir e aprender constantemente e ao compartilhar desenvolvemos habilidades socioemocionais que nos preparam para os desafios das novas relações de trabalho e vínculos.

 

Não há uma receita de bolo, mas sim uma orientação para que sejam trabalhados hábitos que tornem o aprendizado constante uma coisa prazerosa e não somente uma obrigação. Aderir a essa postura significa romper com as amarras do tradicional e entender a aprendizagem constante como um processo de longo prazo, sem data para acabar.

 

O Lifelong learner é aquele que adota a postura do aprendiz e faz dela um  estilo de vida, um horizonte a seguir e com isso tira proveito de tudo de bom que ela tem para oferecer.

 

 

 

Abaixo listo 5 características observadas desse perfil:

 

1- Mentalidade de crescimento constante

Se você acredita que suas habilidades são inatas e fixas, sua tendência é se manter na zona de conforto. Por outro lado, se você acredita que elas são mutáveis e que pode desenvolvê-las, você terá uma predisposição a trabalhá-las e melhorar sempre.

 

2 - Mente Aberta ao novo

As pessoas naturalmente se associam a seus iguais, podendo até criar uma bolha. É preciso pensar aberto e respeitar as diferenças. Com as diferenças aprendemos e estudos apontam que equipes diversificadas rendem até 78% a mais.

 

3 - Curiosidade 

Temos que ter fome de conhecimento. Quanto mais nos alimentamos de conhecimento, mais o espectro se torna complexo e mais queremos compreendê-lo.

 

4  - Humildade 

Pode ser resumida entre o meio termo de achar que não se sabe nada e a arrogância de quem sabe tudo. É importante o autoconhecimento, para potencializar os pontos fortes e trabalhar os gaps para que não sejam problema.

 

5 - Protagonista 

Essa talvez seja a mais importante. Temos que nos manter sempre à frente e buscando cada vez mais! Em um mundo de informações abundantes e acessíveis, temos que nos manter em constante busca e cultivar hábitos de aprendizado. A era do aprendizado guiado e exclusivo se foi, siga em frente e busque você mesmo se conhecer e trabalhar em prol de acompanhar esse mundo.

 

 

Todas essas características são complementares. Dividi-las ajuda apenas na compreensão. Sigamos em frente, aprendendo a aprender a cada dia!

 

 

 

 

 

 

 

Janderson Coelho

Especialista em Educação Corporativa e entusiasta da Transformação Digital

www.linkedin.com/in/jandersoncoelho

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags