6 razões pelas quais o Blended Learning será tendência na educação corporativa.

Para melhorar a retenção de informações, o engajamento e o ensino, a
aprendizagem combinada é mais importante do que nunca,
independentemente do setor. Uma boa mistura de formatos de
aprendizado ajuda muito a oferecer
treinamento eficiente à sua força de
trabalho, reduzindo custos e ampliando a acessibilidade do treinamento.

 

 

 

Hoje a maioria das empresas tem que se esforçar muito para treinar suas equipes de forma eficaz.

 

Algumas delas estão abandonando totalmente os métodos convencionais para favorecer o aprendizado online, outras continuam insistindo nos métodos tradicionais. As novas metodologias educacionais têm emergido desta necessidade.

Afinal, quem gosta de ficar sentado em uma sala de aula para um treinamento de horas?

 

E não estamos falando de conteúdo chato ou de slides feios, tão pouco da falta de talento do palestrante, mas de uma ciência que reflete a realidade atual: os adultos não foram feitos para aprender sentados em sala de aula! (conceito da Andragogia)

É aí que surge a necessidade de inovar na educação corporativa.

 

As empresas necessitam que o treinamento seja eficaz, que os participantes/colaboradores se sintam interessados e que o custo seja reduzido.

 

O blended learning surge então como um método educacional alternativo e que tem se tornado uma das modalidades preferidas no ambiente corporativo.

Isto porque, ele garante que os alunos corporativos tenham acesso às habilidades e conhecimentos certos para atingir as metas organizacionais.

 

Mas, o que é Blended Learning?

 

A modalidade de aprendizagem híbrida, o blended learning, refere-se a um programa de educação que combina métodos de ensino da sala de aula tradicional e aprendizagem on-line. Há quem o chame de ensino misto, ou ensino combinado, ou b-learning.

 

Ele otimiza a realização de objetivos de aprendizado com a aplicação de tecnologias de aprendizado adequadas para corresponder ao estilo de aprendizado pessoal.

A aprendizagem presencial tradicional é combinada com os métodos de e-learning, para que os alunos possam atingir seu pleno potencial.

 

Cada aluno tem diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, por isso, com este programa de educação, eles têm maior flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo.

 

Quem não gosta de dizer quando, como e onde vai estudar?

 

Essa abordagem de aprendizado funciona melhor para as organizações, e é por isso que se tornou uma palavra de ordem no mundo dos negócios.

 

A criação de uma abordagem de blended learning exige tempo porque as organizações precisam identificar o conteúdo "certo" para treinamento on-line e presencial, juntamente com os horários das salas de aula virtuais e das sessões presenciais.

 

Se você está ensinando alunos ou treinando funcionários, o blended learning funciona porque pode tornar seu ensino mais eficaz.

 

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais uma abordagem de aprendizado misto é amplamente adotada por gerentes de aprendizado e diretores de aprendizado e está se tornando uma tendência.

 

1. Aumenta a eficiência do aluno

 

 

 

Com o blended learning, os instrutores  podem fornecer aos alunos acesso instantâneo a seus materiais de aprendizado onde quer que estejam e sempre que precisarem. Isso ocorre porque o blended learning depende, em parte, da tecnologia e todos os materiais de aprendizado são acessíveis on-line.

 

Devido a essa facilidade de acesso, os alunos podem aprender em seu próprio ritmo e adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias da maneira que melhor se adapta a seus estilos individuais de aprendizagem.

 

 

2. Traz maior ROI para os treinamentos

 

O b-learning transforma o treinamento e melhora o processo de aprendizagem dos colaboradores, trazendo um ROI (retorno sobre o investimento em treinamento) muito maior do que na concepção tradicional.

 

 

3. Melhora Comunicação

 

Com o aprendizado combinado,pode-se atualizar facilmente os alunos sobre novos anúncios, tarefas, resultados de testes e qualquer outra coisa relacionada ao seu curso.

 

Isso não só é benéfico para os alunos, mas também é vital para as empresas (especialmente quando têm funcionários remotos), porque uma comunicação boa e eficaz é crucial para um fluxo de trabalho contínuo e para o sucesso geral da organização. Com uma comunicação melhorada, relacionamentos mais fortes são construídos, e é por isso que o aprendizado combinado começou a desempenhar um papel enorme no treinamento corporativo.

 

 

4. Colaboração Aprimorada

 

 

 

A colaboração é um dos fatores-chave necessários para um aprendizado efetivo. A aprendizagem combinada permite que os participantes do curso trabalhem juntos, participem de discussões e forneçam feedback útil uns aos outros, o que, sem dúvida, leva a melhorias e engajamento maior.

 

As discussões on-line dinâmicas e o feedback dos colegas podem melhorar significativamente o conhecimento e as habilidades dos alunos, especialmente no que diz respeito ao local de trabalho. Todos estão motivados a participar ativamente, o que leva a resultados de aprendizado muito melhores.

 

5. Acompanhar o progresso dos alunos

 

É importante acompanhar o progresso de seus alunos, mas os métodos tradicionais de aprendizado não facilitam exatamente a visualização dos participantes do curso antes de você realmente avaliá-los. O aprendizado combinado permite acompanhar o progresso de seus alunos a qualquer momento, para que você possa entender melhor seus pontos fortes e fracos sem falhar.

 

Com o software de aprendizado combinado, os instrutores corporativos poderão visualizar relatórios de testes on-line e identificar áreas nas quais os alunos precisam de ajuda para ajudá-los a melhorar e atingir seu pleno potencial.

 

 

6. Aprimoramento do ensino

 

Como as necessidades de cada aluno são diferentes e cada aluno segue um estilo de aprendizado único, é importante tentar atender às necessidades de todos para que seu curso seja eficaz. Você pode encontrar alunos que se beneficiarão mais com a leitura de textos acompanhados de apresentações e com outros que entenderão melhor os tópicos depois de assistir a vídeos relevantes.

 

Com a aprendizagem combinada, é possível incorporar diferentes estilos de aprendizagem - PowerPoints, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeo, etc. Essa é uma das principais razões pelas quais o aprendizado combinado está se tornando cada vez mais popular.

 

O blended learning traz uma série de benefícios para os treinadores corporativos e vale a pena tentar. Com o aprendizado combinado, os instrutores estão mais bem posicionados para preencher a lacuna de conhecimento e ajudar os alunos a atingir seu potencial máximo.

 

 

 

Resumindo...

 

Para melhorar a retenção de informações, o engajamento e o ensino, a aprendizagem combinada é mais importante do que nunca, independentemente do setor. Uma boa mistura de formatos de aprendizado ajuda muito a oferecer treinamento eficiente à sua força de trabalho, reduzindo custos e ampliando a acessibilidade do treinamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcos Antonio Ducatti

Especialista em educação a distância

https://www.linkedin.com/in/marcos-a-ducatti-56673849/

 

 

 

 

 

Sandro Augusto Reis Marques

Especialista em educação especial e inclusiva

https://www.linkedin.com/in/sandro-marques-81183a13a

 

 

 

 

 

Karina Melissa Cabral

Doutora em educação e especialista em desenvolvimento humano e organizacional.

https://www.linkedin.com/in/karina-melissa-cabral-6b89b154

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula

February 12, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags