Buscar

Produção de materiais para EAD: por onde começar?


Iniciar um projeto de produção de materiais para educação a distância é bastante desafiante para o gestor. Exige conhecer uma série de procedimentos de gestão, reconhecer a necessidade da multidisciplinaridade e identificar as responsabilidade do gestor neste processo.

Não sabe por onde começar? Neste artigo apresentamos como se compõem o sistema de gestão, as principais questões a serem feitas e a indicação de profissionais para a constituição de uma equipe ideal.

1. Gestão de sistemas de EaD e o papel do gestor

A Gestão de Sistemas de EaD, precisa contemplar os aspectos de planejamento, organização, direção e controle do processo – considerando a disponibilidade de recursos materiais, físicos, técnicos ou humanos. Portanto, para um gestor em EaD criar condições para a realização de um bom programa de formação a distância, deve planejar e organizar adequadamente todo o sistema de funcionamento das etapas e, também, deve dirigir/coordenar e controlar todos os fatores envolvidos no fluxo das atividades dos cursos de EaD. Desta forma, o papel do gestor é o de identificar e mapear as demandas, definir os fluxos e gerir os processos de produção. Enfim, precisa gerir o seu dinâmico e complexo processo de formação.

2. Planejamento

Após estabelecer os objetivos do projeto, o gestor precisa planejar, executar e controlar o projeto levando-se em conta o tempo disponível, os recursos humanos e técnicos, além de aspectos de custo-benefício e de qualidade. Daí, resultam-se os produtos finais. Alguns aspectos a se levar em consideração no momento do planejamento são: perfil do aluno, custo de criação do curso, tempo de criação do curso, escolhas de tecnologias e acessibilidade dos recursos.

No processo de produção do material em EaD precisamos de planejamento e de procedimentos em sua elaboração. O planejamento requer a adoção de concepções pedagógicas e de aprendizagem, pois requer um posicionamento crítico e teórico de seus autores.

3. Questões essenciais

Para que o processo de produção de material possa fluir, recomenda-se que antes de considerar os aspectos tecnológicos, é necessário abordar algumas indagações.

● Qual (is) a(s) teoria(s) de aprendizagem ou o paradigma predominante que vai embasar o curso?

● Que recursos serão utilizados para trabalhar os conteúdos? Material instrucional? Hipertextos? Áudio? Vídeo? Papel? Páginas web? Objetos de aprendizagem? Software educacional? Teleconferência?

● Que tipo de atividades serão utilizadas? Direcionadas? Não direcionadas? Resolução de problemas? Projetos de aprendizagem? Estudos de caso?

● Como se darão essas atividades no tempo? De forma síncrona? Assíncrona?

● Qual o tipo de interação/comunicação que se espera dos alunos?

● Qual o tipo de avaliação? Formativa? Somativa? Mediadora? Autoavaliação?

● Como determinar a motivação dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem, seus possíveis estado de ânimo (desinteresse, indiferença) no processo de aprendizagem?

4. Materiais EaD: apoio e desenvolvimento de aprendizagem

Neste contexto do processo de produção de materiais didáticos para EaD, seguimos as questões norteadoras para desenvolver um material que proporcione o apoio ao ensino com as características de cursos online e que dê condições para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Utilizam-se técnicas instrucionais de organização, seleção e categorização de informações para que o material tenha juntamente aos conteúdos específicos, possibilidades para considerar a estrutura e linguagem adequadas. Os recursos tecnológicos e o ambiente virtual de aprendizagem utilizados, podem fornecer ao aluno condições de criar uma interação e a aproximação dos temas abordados, construindo uma aprendizagem significativa.

O material é um mediador dos processos de comunicação entre os alunos, os professores e os conhecimentos e devem proporcionar diferentes possibilidades de aprendizagem. Por isso, em um curso sempre se pensa em uma ou mais mídias.

Criar canais para ouvir a opinião dos alunos ajuda a reunir dados que poderão servir de base para a tomada de decisão em relação ao material didático adotado:

● Será que o material está atendendo as expectativas?

● Games, simuladores, e-books, vídeo-aulas geram o mesmo resultado?

● Como os alunos estão se relacionando com o material?

● Está sendo de fato relevante?

4. A equipe de produção

A produção e materiais didáticos é um trabalho que envolve diferentes conhecimentos e profissionais, por se tratar de algo que aborda conceito, linguagem, metodologia e planejamento em sua concepção. Produzir um material requer clareza em sua finalidade e principalmente visando o desenvolvimento da aprendizagem e o favorecimento do ensino. A produção de materiais exige a contratação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento ao interagirem podem desenvolver materiais integradores com uma linguagem que aproxime o aluno ao conhecimento a ser adquirido.

O processo é complexo e exige um trabalho de equipe multidisciplinar. Uma equipe ideal constitui-se dos seguintes profissionais:

- gestor de projeto - gestor educacional - coordenador pedagógico - coordenador de produção - designer instrucional - programador - webdesigners - designer gráfico - revisores - equipe de vídeo - tutores - professor - autor (conteudista)

O fluxo de produção exige que os profissionais da equipe estejam em constante interação.

A produção de material didático é parte do plano estratégico de qualquer curso de educação a distância, cursos de qualidade prezam por materiais que proporcionem a construção do conhecimento. É importante que um gestor saiba que os profissionais da equipe estejam em constante interação e que este é um processo que pressupõe flexibilidade de prazos e de tempos de trabalho.

Este artigo foi útil para o seu projeto? Conte sobre a sua experiência de gestão de produção de materiais didáticos para a EaD. Vamos multiplicar conhecimentos.

Fernanda Campos

Designer instrucional. Especialista em e-learning. Doutora e Mestre em Educação.

https://www.linkedin.com/in/fernanda-campos-36a77326/

Marcos A. Ducatti

Gestor e Especialista em EaD e Novas Tecnologias

https://www.linkedin.com/in/marcos-a-ducatti-56673849/

#EAD #ead #Ead #elearning #Ensinoadistância

0 visualização