top of page

Inovações educacionais pelo mundo. O que eles têm em comum?


Quando você pensa em sistemas educacionais, que tipo de palavras vêm à mente? Se você é parecido com os muitos profissionais da educação, formuladores de políticas e líderes que encontramos todo ano em todo o mundo, você pode estar pensando em palavras e frases como "político" ou "resistente a mudanças". Mas apostaríamos que uma palavra quase certamente não passou pela sua cabeça: "inovador".

Imagem Freepik

Se existe uma narrativa educacional comum em todo o mundo, parece ser de estagnação. Em periódicos acadêmicos e na TV, em salas de reuniões e em casas estatais, cidadãos preocupados consistentemente e urgentemente pedem por “reinvenção” e “reimaginar” a educação. Os sistemas educacionais, argumentam eles, são ultrapassados ​​e lentos para mudar.

No entanto, as descobertas em nosso livro, Leapfrogging Inequality : Remaking Education para ajudar os jovens a prosperar , colocam essa narrativa em questão. Passamos os últimos três anos estudando inovações educacionais, que definimos como quaisquer ferramentas, políticas, programas ou ideias que se afastam da prática anterior. Para ser inovadora, essas práticas diversas não precisam ser novas para o mundo, embora muitas vezes sejam novas em um contexto particular.

Com essa definição ampla em mente, encontramos um grupo florescente de professores, líderes escolares, estudantes, empresas, organizações comunitárias, organizações sem fins lucrativos, pais, pesquisadores, administradores, ministros e políticos que estão inovando ativamente na educação. Chamamos esses atores de apoiar práticas inovadoras de educação em todo o mundo a “comunidade de inovações educacionais”. Compilando um catálogo global de quase 3.000 inovações educacionais , a maior dessas coleções até hoje, descobrimos novas práticas em cerca de 166 países. Estes incluem alguns das partes mais remotas e carentes de recursos do globo, bem como os ricos centros urbanos das nações industrializadas. A inovação na educação parece estar viva e bem.

No entanto, parece que muitos desses atores ainda não se sentem parte de uma comunidade global de inovações educacionais. Eles muitas vezes inovam nas margens dos sistemas de educação formal, isoladamente e com pouca conexão ou apoio dos colegas. A visibilidade é um desafio adicional para os inovadores, pois muitos lutam para mostrar seu trabalho para os atores que poderiam fazer mudanças em todo o sistema.

É por isso que as organizações que chamamos de “Observadores da Inovação” desempenham um papel tão importante na criação e manutenção de uma comunidade de inovações educacionais. Definimos os Innovation Spotters como os grupos que estão pesquisando no mundo para encontrar, destacar e, às vezes, apoiar inovações educacionais. Esses observadores variam amplamente em missão e mandato: alguns buscam inovação em todo o mundo, enquanto outros olham apenas para o mundo em desenvolvimento; alguns priorizam tipos específicos de implementadores de inovação, como os atores do governo, e outros ainda consideram apenas inovações com características pedagógicas específicas, como aquelas que ensinam habilidades do século XXI ou aquelas que usam a tecnologia.

Por Rebeca Winthrop e Adam Barton

Publicado em 21/05/18 - 9:00

A curadoria de conteúdos não possui créditos das informações acima descritas, somente compartilha o conteúdo como forma de fomentar os debates acerca dos assuntos educacionais, bem como não realiza nenhum tipo de promoção ou comércio.

1 visualização0 comentário
bottom of page