top of page

A Transição da Educação e a Reinvenção da Prática em Sala de Aula


“Aluno reflexivo, atuante e protagonista.”

A partir desta necessidade que os educadores rumo ao século XXI pensam em planejar suas aulas.

Não tem volta, a educação está a caminho do século XXI, e com urgência algumas questões devem provocar reflexões significativas a todos os interessados em fazer a diferença. Vamos pensar?

1) O que podemos construir a partir deste desafio?

2) O perfil profissional atualmente atende às necessidades dos alunos como protagonistas?

3) Ao desenhar uma nova prática em sala de aula, quais os pressupostos estão ao alcance dos projetos?

Por meio destas provocações, as quais nos remetem às reflexões internas, estabelecemos um diálogo franco com nossas experiências e histórias de vida, e assim começamos a desenhar uma nova prática de aula.

O aluno como protagonista é o agente de transformação deste desafio que abraçamos. Desafio este, que nos movem a pensarmos e a nos reinventarmos enquanto educadores.

Neste movimento de redescoberta sobre o passado e futuro encontramos mais perguntas do que respostas, pois as respostas surgem a partir da interação dos conteúdos presentes nos projetos, e dos alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem, os quais apresentam suas respostas. Desta forma começa-se a construir uma teia de aprendizagem, que contribuirá para estimular a pesquisa entre alunos e professores.

O hábito pela pesquisa emancipará alunos e educadores, pois no futuro serão formadores de novos saberes.

A educação do século XXI é libertadora, e não reprodutora de conhecimentos. Por esta razão, as metodologias ativas, espaços makers, tecnologias de ponta e escolas bilíngues, sinalizam mudanças e solicitam a reinvenção profissional dos educadores.

Portanto, um passo atrás jamais!

Semear, Pensar, Pesquisar e Reinventar....verbos estes, que farão parte do nosso dia a dia, e sustentarão nossas práticas em sala de aula.

Se você já começou a se reinventar, compartilhe conosco!

Ana Paula Educadora Transformando Conhecimento em Sonhos Gestão Educacional- Psicopedagoga com extensão em Neuropsicologia pela PUC/SP

8 visualizações0 comentário
bottom of page