Buscar

CLIL na Educação Bilíngue

Hein professor você usa o método CLIL?

Sabe como ele é usado?

Vamos ver como ele funciona?



Muito se fala sobre este método principalmente na educação bilíngue. CLIL significa em inglês “Content and Language Integrated Learning”, calma vamos perceber o significado dele dentro do artigo, ok?


Hoje o ensino de línguas não é mais visto, por algumas escolas e escolas bilíngues, visando o estudo com o foco na língua, e sim língua e conteúdo, o que revolucionou e muito nosso ensino aprendizado.


Integrar CLIL nas escolas de línguas estrangeiras, escolas bilíngues e no currículo escolar significa um ganho enorme para os alunos, pois assim, os mesmos estarão realmente vivendo o idioma de uma forma real e vivencial, aprenderão a pensar na língua estrangeira, e isto fará parte de seu aprendizado, o aprendiz levará para sua vida e sentirá que este aprendizado tem aplicabilidade.


Mas como fazer isto? Como usar o método CLIL?


Antes o inglês era com o enfoque na língua e agora no conteúdo e na língua juntos... “Como vou fazer”? Estas devem ser algumas de suas perguntas e da grande maioria dos professores hoje no Brasil.


Vamos ver um exemplo de CLIL integrado com uma disciplina?


Vamos pensar na disciplina de geografia... Na escola de educação bilíngue a professora ensina aos alunos sobre animais selvagens, após pede a eles que encontrem no mapa mundi, onde eles habitam. Assim a professora vai explorando a disciplina de geografia conduzindo tudo em inglês, perceberam a integração das duas, isto é o método CLIL, conteúdo e língua integrados neste ensino aprendizagem.


Hoje nossas aulas precisam ser conduzidas assim, difícil?


Sim...mas é comprovado que dá muito certo, a língua não pode ter o fim nela mesma. Nossa mente de professor mais antigo de idiomas será necessário e preciso que ocorra a desconstrução. Hoje muitos professores se sentem perdidos e buscam por ajuda, pois precisam mudar o que já sabiam. Não quer dizer com isto que o que sabíamos estava errado, muito pelo contrário, temos uma larga experiência e agora vamos aprender a usar outro método, que antes era muito comum ser usado o método “Communicative Approach" em nossas salas de aula.


CLIL não é o único método, mas tem sido um dos mais seguidos principalmente em escolas bilíngues e já mostra sua eficiência e aprovação por tantos renomados linguistas. Seguido nos países Europeus desde 1994 e a pouco tempo no Brasil.


CLIL NÃO É nem uma aula de línguas estrangeiras, nem uma aula de conteúdos, e sim uma combinação dos dois. Percebem o ganho disto tudo?


O aprendizado da língua é incluído na aula de conteúdo ex: Ciências, história, geografia, ciências sociais, artes, etc...ensinado em inglês. Espero que tenham gostando! Há muitos o que escrever e dialogar, mas essas são cenas para um próximo artigo.


Forte abraço!




Marisa Cleff

English and Spanish Teacher

https://www.linkedin.com/in/marisa-cleff-57762894/detail/photo/

83 visualizações

Receba  informações sobre aulas e conteúdos por e-mail

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn