top of page

Atividades a distância: só existe fórum?

O fórum sem dúvida é uma excelente ferramenta de comunicação para as atividades a distância, mas será só esta? As vantagens do fórum se destacam como instrumento de comunicação assíncrono, em que é possível dialogar, trocar experiências e ideias, informar. É um espaço de esclarecer dúvidas, estabelecer discussões, engajar os alunos com perguntas e respostas.



Por tudo isto pode parecer que o fórum é a única alternativa, já que consegue atender a várias necessidades de comunicação em um curso.


No entanto, existem outras atividades que podem ser exploradas pelos professores. A escolha de cada uma delas vai depender:


  • das metodologias elegidas para o desenvolvimento da disciplina e/ou do curso,

  • do tipo de interação esperada por parte dos professores e dos alunos,

  • do desenho didático,

  • da proposta de ensino e aprendizagem,

  • das condições temporais que se quer, síncrona ou assíncrona


As atividades podem ser síncronas ou assíncronas e ainda proporcionar aprendizagem individual ou coletiva. Veja como cada uma delas pode ser integrada ao seu planejamento:


Atividades síncronas


As atividades síncronas têm, por uma lado, como desvantagem a necessidade de todos estarem conectados simultaneamente. Por outro lado, é uma ótimo espaço para esclarecer dúvidas. É uma possibilidade de responder simultaneamente às dúvidas, estreitar as relações entre docentes e discentes, criar novas dinâmicas e vínculos. Não necessariamente é sinônimo de aula expositiva e, muito menos, de longa duração.


Exemplos: vídeo conferências, webinars, chats. Em que podem ser usado o próprio chat de sua LMS, mas também ferramentas de vídeos como Youtube, Colibri, Google Hangout, Skype e Instagram Live.


Atividades assíncronas


Conforme dissemos, o fórum é um exemplo de atividade assíncrona. Significa que as mensagens podem ser enviadas no momento mais conveniente para o participante. Revela-se como uma atividade de aprendizagem em grupo. Outras atividades que cumprem a promoção de uma aprendizagem colaborativa são: wikis (escrita colaborativa), glossário (os estudantes podem construir juntos um glossário), base de dados (pode servir como um repositório de materiais ou ainda como uma painel de exposição de trabalhos).


Mas também existem atividades de aprendizagem individualizadas, como: lição, questionários, envio de tarefas São atividades que podem ser utilizadas para responder questões na própria plataforma, sendo uma forma de formular exercícios de escolhas múltiplas ou para responder exercícios mais elaborados.


Caso a plataforma de aprendizagem utilizada por sua instituição seja o Moodle encontra-se disponível a maior parte dos exemplos mencionados. Mas não se limite a sala de aula virtual, existe uma infinidade de ferramentas da Web 2.0 que podem ser bastante úteis no desenvolvimento das atividades. Destacam-se as redes sociais, ferramentas de comunicação rápida, compartilhamento de arquivos, jogos, podcast, links externos, vídeos.


As escolhas de cada atividade dependem do desenho didático do curso, dos objetivos propostos e do tipo de projeto (foco na aprendizagem coletiva ou individual) e das condições de trabalho dos professores.


Qualquer que seja a atividade deve buscar sempre a promoção da construção de aprendizagem colaborativa.


Qual a sua solução para não utilizar somente o fórum? Compartilhe conosco a sua experiência. Vamos multiplicar conhecimentos.




Fernanda Campos


Licenciada em História. Mestre e Doutora em Educação. Especialista em Educação a distância. Estudiosa das redes, das tecnologias educacionais, da educação a distância, da aprendizagem online e das interações virtuais. Vive em Lisboa, gosta de viajar, de aprender e ensinar e de criar brinquedos pedagógicos. Também colabora, como colunista mensal, do Projeto Mães Brasileiras na Europa @maesbrasileirasnaeuropa.


269 visualizações0 comentário
bottom of page