Buscar

Blockchain: o que podemos esperar?

O termo blockchain está sendo muito falado hoje em termos de avanço tecnológico e promete uma mudança significativa na velocidade e processamento de dados e informações. Isso tudo é bem interessante, porém o que queremos saber de verdade é como isso está relacionado com a educação?


Neste artigo você irá conhecer o que significa este termo e como pode ser usado na educação.



O que é Blockchain


Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain


Legal né, mas, como isso está relacionado a educação?


Educação corporativa:


De acordo com Javier Gonçalez, Gerente de Innovación Educativa en Fundación Telefónica, o uso desta tecnologia favorece no controle e segurança de dados de formação dos colaboradores que podem ser acessados com mais facilidade em uma única fonte de dados inserido no sistema da Plataforma LMS.


Através deste sistema cada colaborador pode criar e gestionar seu próprio bloco de informações e certificações construindo sua trilha de aprendizagem, que poderá ser acessada virtualmente, através de um código, facilitando os processos de gestão do conhecimento.


Desta forma, toda formação realizada na empresa, ou até mesmo anteriores, são registradas no sistema criando um bloco de informações codificada e personalizada, assim, quando é inserido seu código pessoal, todos os dados de sua formação e certificação são apresentados em nuvem, dispensando uso de papel e controle manual.


Educação Formal (escolas e universidades):


Transferência e o reconhecimento de créditos entre diferentes IES, gestão do histórico acadêmico do aluno, taxas de retenção e conclusão do usuário, desburocratização do financiamento estudantil, são alguns exemplos de como a blockchain pode aperfeiçoar o ensino superior.


O blockchain oferece soluções para essas questões por meio de tokens. Normalmente, quando os alunos estão matriculados em um curso, a única recompensa que recebem é uma nota. Uma maneira de contornar isso é recompensar os alunos pelo progresso em um curso com tokens de blockchain.


Outro aspecto em que a educação on-line pode se beneficiar dos tokens de blockchain é corrigir a falta de educadores de qualidade em certos campos, especialmente quando se trata de aprendizado individualizado. Os tokens também podem fornecer incentivos para esses educadores, recompensando-os por criarem conteúdo de alta qualidade.


Benefícios do Blockchain:


  • Armazenar, rastrear e usar as credenciais dos alunos: A utilização dessa tecnologia permitirá que os alunos tenham acesso rápido e conveniente aos seus registros e compartilhem essas informações com potenciais empregadores. Obter um link direto de um aluno agilizará o processo de busca e fornecerá uma imagem completa das habilidades e conhecimentos de um candidato.


  • Controle de plágio acadêmico: Os sistemas Blockchain podem ser usados ​​para controlar a dispersão de material protegido por direitos autorais pela Internet. A principal função da tecnologia é o armazenamento seguro das informações registradas em uma cadeia. Como tal, os dados dentro da cadeia não podem ser alterados manualmente, pois as medidas avançadas de criptografia os protegem. Isso tornará os materiais acadêmicos acessíveis, mais seguros e imutáveis.


  • Sistemas de bibliotecas em todo o mundo: Segundo o jornalista Gareth Jenkinson, a tecnologia blockchain pode ser usada para criar e gerenciar um sistema de metadados para bibliotecas. Isso permitiria o compartilhamento ponto a ponto de livros, documentos e informações que também podem ser criptografados. Uma blockchain pode gerenciar facilmente o acesso a determinado material, com base nas permissões concedidas a determinados usuários.


Em resumo, o blockchain pode melhorar o sistema educacional de várias maneiras. A tecnologia é perfeita para armazenamento, compartilhamento e rede seguros de informações. Com a ajuda desse sistema avançado, muitos processos podem se tornar mais rápidos, fáceis e seguros. Ele preenche a lacuna de credenciamento, proteção de direitos autorais e comunicação eficiente.


Esses processos padrão certamente se beneficiarão da blockchain muito em breve. Você concorda?




Aline Benet

Educação Corporativa - Designer instrucional e Mentoria em Tecnologias Educacionais.

https://www.linkedin.com/in/alineferreirabenet/




Marcos Antonio Ducatti

Gestor e Especialista em EaD e Novas Tecnologias

https://www.linkedin.com/in/marcos-a-ducatti-56673849/

0 visualização