top of page

Estratégias de e-learning na captação e fidelização de clientes

Se você acompanha os conteúdos aqui do Mercado EAD, já está ciente da necessidade da implantação de uma Universidade Corporativa para desenvolvimento, capacitação e melhores resultados nas empresas. Afinal, no final das contas, a empresa concordando ou não tudo é sobre pessoas; este desenvolvimento e resultados precisam focar em pessoas.


Neste artigo, quero te fazer pensar em como estratégias de e-learning podem impulsionar a fidelização de clientes nas empresas.


Primeiramente, quebre o paradigma de que EAD é só para instituições de ensino. Podemos considerar como Educação a Distância tudo aquilo que através de recursos educacionais desde que baseados em um objetivo educacional, levam e acompanham a entrega e a retenção de conhecimento de quem está do outro lado. Isto posto, é por isso que se justifica começar a visualizar a utilização de recursos educacionais da EAD para, literalmente, educar os novos e potenciais clientes da sua empresa.


Como cada caso é um caso e exige sua devida análise para uma implantação de sucesso, vou abordar de forma generalista e tentando sempre despertar insights para que você consiga visualizar como se daria os cenários em sua empresa diante dos seus serviços e produtos.




Fonte: Foto de Alexander Suhorucov no Pexels



1. A utilização da EAD na captação de novos clientes


Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de educar o seu público alvo em relação ao universo do seu produto ou serviço, seja por uma questão de termos confusos, falta de informação técnica disponível, entre outros. A EAD dispõe de diversos recursos educacionais que podem ser um meio muito mais atrativo e lúdico para atrair pessoas a consumir as informações que a sua empresa precisa disseminar para conquistar um novo cliente.


O oferecimento de um eBook PDF informativo em uma landing page pode até ser interessante, mas e se a sua empresa passasse a utilizar eBooks interativos que possibilitam medir onde o seu potencial cliente clicou, quais páginas ele ficou mais tempo e quais ignorou?


Ou ainda, colocando perguntas de uma forma interativa no meio do material para que consiga captar as informações essenciais que o seu Pré-Vendas (SDR) precisa para avançar neste contato? Não tenho dúvidas de que a sua abordagem de relacionamento para vendas seria muito mais consultiva e assertiva!


Indo além, com tecnologias já acessíveis você consegue proporcionar experiências online de seus produtos para clientes, através de simuladores, games ou até mesmo vídeos interativos.

A estratégia ideal para o uso da EAD na captação de clientes deve ser planejada com muita atenção e considerando vários âmbitos da empresa, desde o público alvo, objetivo estratégico, missão e visão da empresa.



2. A utilização da EAD na fidelização de novos clientes


Este tópico vai muito de encontro ao anterior, mas é aqui é para empresas que realmente acreditam que a evangelização e fidelização de seus clientes podem trazer um retorno certo. Prezando pela transparência, não indico este tipo de investimento se a sua empresa ainda está testando um serviço ou produto.


Grandes empresas já utilizam estratégias com EAD para fidelizar seus clientes, principalmente empresas de software e plataformas online. O foco dessas empresas geralmente é baseada na capacitação contínua de seus produtos, de modo que os clientes estejam sempre alinhados aos novos recursos e possibilidades.


Isso não precisa ser utilizado somente para fins técnicos. Uma empresa que não apoia o crescimento e o desenvolvimento de seus clientes, o perderá rapidamente para outras que vierem com esta proposta. Você pode ter trilhas de aprendizagem online de mentoria gratuita, por exemplo, dando ideias de como o seu produto ou serviço pode trazer ainda mais valor para a empresa contratante. A lógica é simples: se seu cliente falir, você também sai perdendo.


Recursos educacionais como tutoriais de sistema interativos, telas interativas propriamente ditas e os próprios vídeos interativos podem envolver cada vez mais os seus clientes, tanto com a empresa quanto com os produtos e serviços em si.


Já pensou criar um ambiente onde todos os colaboradores da sua empresa geram conteúdo especialmente para os seus clientes, possibilitando engajamento e novos aprendizados constantemente? E se você implementar um projeto de EAD para os seus clientes com gamificação? Só vejo sucesso. Enfim, vimos que é totalmente possível criar ambientes virtuais para que se possa criar potenciais clientes, gerenciar e fidelizar os atuais através da aprendizagem. Comece com pequenas ações e meça os ganhos a longo prazo. Um abraço.


Referências: ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos

ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, jul./dez. 2003.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.





Consultora de Sucesso Educacional. Experiência em implementação de Universidades Corporativas, planejamento e gestão de produção de materiais didáticos. Atualmente, foco em estratégias de captação e permanência de alunos.



42 visualizações0 comentário
bottom of page