Buscar

Ferramenta de autoria para EAD: escolhendo a ideal

Se você atua diretamente ou indiretamente com a produção de materiais didáticos, seja para a EAD de instituição de ensino ou de empresa, já ouviu falar da praticidade das ferramentas de autoria.


Se esse assunto é novidade pra você, as ferramentas de autoria são programas que permitem a criação de objetos de aprendizagem de diversos formatos, na maioria das vezes interativos, como por exemplo: telas interativas, infográficos, vídeos interativos, cards de resposta, quiz, entre outros.



Fonte: Foto de Nubia Navarro (nubikini) no Pexels




Há muito conteúdo na internet falando sobre, e muitas empresas falando dos prós de seus produtos, mas há alguns pontos importantes para se avaliar na hora de escolher a ideal. Vale ressaltar que, a ferramenta de autoria ideal não é uma específica do mercado e sim a que melhor atende às suas necessidades de gestão e também educacionais.


Separei 4 pontos para você avaliar de forma crítica:



1. Não contrate a ferramenta de autoria somente com base em depoimentos

Como em qualquer segmento, sempre há os produtos mais falados e/ou mais utilizados, e isso não necessariamente o faz o melhor produto: às vezes é por tempo de mercado, por ser barato, etc.

As ferramentas de autoria na EAD podem atender diferentes objetivos de instituições de ensino e empresas e por esta razão, o que funciona para uma não funciona para outras. Enquanto uma instituição/empresa busca interatividade na EAD, outra busca objetos diversificados e não necessariamente interativos.

2. Possibilidade de teste gratuito da ferramenta de autoria

Complementando o tópico anterior, o teste da ferramenta de autoria que te interessa é um dos principais pilares para garantir a escolha da ideal frente às necessidades.

Através do teste, a instituição/empresa deixará a equipe de produção de materiais didáticos alinhada às possibilidades, objetivos e limitações que a ferramenta apresentará no dia a dia, evitando surpresas após a compra.

3. Ferramenta de autoria com suporte no idioma de preferência

Por mais que a empresa ofereça um treinamento inicial, contar com "perguntas frequentes" e ticket com equipes pode gerar estresse e perda de tempo, por isso, reflita internamente se as pessoas a frente da ferramenta preferem suporte em português, por exemplo.

Empresas de ferramenta de autoria com suporte em português possibilitam um suporte mais assertivo e mais abrangente:

1. Se você não conseguir sanar sua dúvida, a equipe pode acessar através de videoconferência em tempo real com você;

2. Pode ser que hoje os colaboradores da instituição/empresa tenham domínio de outro idioma, mas pense se isso poderia vir a ser um obstáculo na multiplicação da ferramenta de autoria internamente em novas contratações.

4. Curva de aprendizado da ferramenta de autoria é simplificado

Uma ferramenta que visualmente não é intuitiva ou que demanda de longos treinamentos, videoaulas ou leitura de guias, dificilmente irá entregar ganhos em seus prazos de produção para a EAD. Através do teste da ferramenta de autoria, já é possível entender se a curva de aprendizado da mesma é simples ou complexo.

Por fim, a resposta para a escolha da ferramenta de autoria ideal se dará ao final da análise de pelo menos todos os fatores listados acima ou mais. Não contrate levando em consideração apenas um critério para evitar surpresas, ok? Espero te ajudar neste processo! Um abraço,




Mariana Lobo

Consultora de Sucesso Educacional.

Experiência em planejamento e implementação de Universidade Corporativa online, planejamento e gestão de produção de materiais para IE e estratégias de captação de alunos.

https://www.linkedin.com/in/marianaslobo/


299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo