top of page

Se vamos ter impacto com a transformação digital no mercado de trabalho? Não vamos... já temos!


O digital já está no nosso dia a dia. Hoje temos a necessidade de ter tudo online, on time e na palma de nossa mão.

De transações bancárias a bitcoins, de passagens aéreas até aquela casinha bacana para o fim de ano com a família. Tudo isso apenas com um click.

O que muda no mercado de trabalho? A forma com que enxergamos as relações. Essas estão mudando drasticamente e vão continuar mudando cada vez mais! Saímos de um mundo complicado e entramos na era do complexo. Onde análises estatísticas e de regressão já não resolvem todos os problemas e porque?

Porque o cliente mudou e mudaram as relações. Hoje a experimentação deve ser adotada pois nunca se sabe qual é a próxima tecnologia a surgir que vai virar as demandas e o mercado de cabeça para baixo.

A indústria 4.0, IoT, realidade aumentada e virtual, inteligência Artificial e Machine Learning. Tudo isso abre portas para um fenômeno inigualável na história. Do carro elétrico ao carro autônomo, profissões tradicionais como motoristas e até advogados prometem estar obsoletas nos próximos anos. Será o Caos? Muitos se assustam, eu particularmente prefiro entender e me adaptar pois como Darwin definiu, “Não é o mais forte que perpetua mas sim o que melhor se adapta”.

O mercado de trabalho não vai acabar com máquinas substituindo homens mas vai sim mudar a sua forma de tratar. O Empreendedorismo e educação financeira serão skills fundamentais. Quem diria que o Youtube seria a nova televisão e que os atores e programação seriam definidos por cada um. Quem entendeu a mecânica, os Youtubers, viraram empreendedores de sucesso com cifras milionárias.

E o ensino então? Quem diria que o maior faturamento no Hotmart seria de um Youtuber ex-professor de inglês presencial e que montou seu próprio curso online?

Hoje não se fala só do conceito de liberdade financeira mas de liberdade de trabalho, pessoas conectadas que trabalham home office e que por isso trabalham de qualquer lugar do mundo.

Teremos de trabalhar de forma criativa e desenvolvendo Skills como:

  • Empatia

  • Relacionamento

  • Criatividade

  • Resiliência

Teremos que nos acostumar a trabalhar com mais de um patrão sendo o nosso próprio patrão!

Para isso, é fundamental aprender a aprender, estar continuamente buscando conhecimento e se adaptando, o Longlife learning.

Sejamos como a água, que se adapta aos diversos cenários, mudando de estado físico e se moldando aos recipientes mas nunca perdendo sua essência. Como disse um famoso ator chinês : “be like water ..”.

Janderson Coelho

Coordenador Corporativo Educação e Treinamento no Grupo Energisa

1 visualização0 comentário
bottom of page