top of page

Professor ou Educador: com qual você se identifica?

Olá, sou Marinês Lemes e vamos falar sobre ser Professor ou Educador. Começarei perguntando: qual a diferença entre os termos Professor e Educador? Se vocês não tiveram a curiosidade em saber, eu tive. E fui buscar a definição:


Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais.

Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.



“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”

Paulo Freire






A partir das sábias reflexões de Paulo Freire, me identifiquei com o termo Educador. E você? Pois me senti desafiada a aprender e a compartilhar meus conhecimentos e aprendizagens.


Relato minha experiência significativa a qual me orgulho, de ter sido professora universitária no curso de Graduação em Pedagogia, no Polo da Universidade Vale do Acaraú (UVA), no Estado de Sergipe, em cidades do interior, por dois anos.


Minha rotina era viajar nos finais de semana para ministrar aulas aos sábados e domingos para as futuras pedagogas, que faziam o sacrifício de lecionarem durante a semana nas suas escolas e, aos finais de semana, enfrentavam a maratona de adquirir novos conhecimentos, para tornarem as teorias em suas práticas diárias com seus alunos, dentro das realidades nas escolas.


Escutei inúmeras histórias de superação e dedicação de cada uma das minhas alunas durante esses dois anos que ministrei as aulas com todo amor e carinho que tenho pela Educação, as dificuldades de deslocamentos, a difícil tarefa de deixar as famílias nos finais de semana, que eram os únicos dias para estar com elas.


Tudo em nome de uma busca do sonho de ter uma graduação, ser professor(a), muitas vezes de ser a primeira pessoa da família a ter nível superior... Dar orgulho para as famílias e servir de exemplo para seus alunos buscarem seus sonhos...


Se você tem vontade de ser professor/educador, o curso de Pedagogia tem oportunidades interessantes e, atualmente, o campo de trabalho tem extrapolado os muros das escolas. Empresas de médio e grande porte têm buscado profissionais da área da Educação que saibam fazer a gestão dos conhecimentos, saibam lidar com pessoas e equipes para desenvolver planos e acompanhar os seus desempenhos.


Você também pode fazer parte disso: invista no seu desenvolvimento de habilidades de gestão através da educação continuada, por exemplo.


DICA IMPORTANTE!


O curso de Pedagogia está disponível em mais de 1.000 mil instituições de ensino pelo Brasil. Dessas, mais de 85% são particulares. A graduação leva de três a quatro anos para ser concluída e forma tanto bacharéis como licenciados. É um curso muito popular na modalidade a distância (EAD).


O diploma de pedagogia obtido em uma faculdade a distância vale tanto quanto o presencial! Mas, antes de escolher a sua faculdade, é importante verificar se a instituição tem o aval do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Isso é o que vai garantir a validade do seu diploma, seja ele de um curso presencial ou a distância. Acesse o link do Emec para consulta: https://emec.mec.gov.br/emec/nova


Professor/Educador, SEMPRE ministre uma aula a qual se orgulhe e que o seu aluno tenha êxito na aprendizagem – ele irá lembrar sempre dessa experiência significativa.

Espero que esta oportunidade agregue os conhecimentos, que me propôs a compartilhar com vocês. Vamos lá?


Um abraço, bons estudos e até o próximo encontro!



Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

https://emec.mec.gov.br/emec/nova acesso em 25/01/2021.







Pedagoga. Especialista em Educação. Consultora Educacional, professora universitária, psicopedagoga, gestora inovadora EAD, designer instrucional e tutora e mediadora online. Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica.

4.089 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page