top of page

A (trans)formação de profissionais em metodologias ágeis.

Metodologias ágeis são uma maneira de transformar projetos complexos em uma sequência mais simples e funcional, já existe há muito tempo.


O Manifesto Ágil, declaração com valores e princípios essenciais traz em sua essência valores como:


· Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

· Software em funcionamento mais que documentação abrangente

· Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

· Responder a mudanças mais que seguir um plano


Percebendo os ganhos que esta metodologia trouxe, outras áreas das organizações decidiram então se beneficiar desta metodologia para simplificar suas atividades, trazendo agilidade e maior produtividade.


Mas como tudo isto faz conexão com a educação moderna?


Bem, para ter profissionais com esta mentalidade é necessário capacitá-los em novas competências. Porém esta transição não é algo tão simples de acontecer. E sabe por quê? Porque aprendemos a fazer as coisas de determinada maneira e temos uma grande resistência às mudanças.


Mesmo sabendo que tudo muda o tempo todo e que precisamos nos adaptar as constantes trocas de processos, metodologias, sistemas, etc, nos sentimos desconfortáveis em ter que mudar nosso jeito de fazer as coisas. A partir do momento em que você consegue converter seu modo de pensar, ou seja, você amplia sua maneira de encarar as novas necessidades organizacionais, você percebe que os resultados podem vir de maneira mais rápida e eficiente.


Como pensar dentro da metodologia ágil?


Os desafios de (trans)formar o modo como se precisa passar a enxergar as necessidades organizacionais e buscar mais agilidade em suas atividades não é pequeno.


O primeiro passo é revisitar os princípios e as convicções do porque isto é importante para sua empresa. Seguir modelos prontos que são disponibilizados nas redes não é o caminho, já que cada organização tem um modelo de gestão, valores e princípios totalmente diferente das demais empresas.


Uma ferramenta que pode ser implementada para ajudar a transformar a maneira como a empresa pensa, planeja e cria seus processos é o SCRUM, uma estrutura que integra a incerteza e a criatividade. Ao integrar o conhecimento e a maneira como as equipes trabalham, oportunizando o auto aprendizado, o reconhecimento das experiências e o avanço dos resultados. Entender e aplicar esta metodologia contribui para a produção fluir de maneira calma e rápida por todo processo. Os obstáculos tendem a ser removidos para que o fluxo aconteça e os desperdícios serão eliminados.


Esta mudança passa por uma reestruturação também da maneira como os líderes vão agir. Deixar claro o que se quer e mais do que isto, porque se quer é dar autoridade e autonomia as equipes. E isto não significa que o líder deixa de ter seu papel na cadeia produtiva.


Trilha de aprendizagem em metodologias ágeis


Formar profissionais preparados para agir de maneira ágil demanda estruturar uma trilha de aprendizagem que envolva diferentes áreas:


#1 Negócio: aqui devem ser estabelecidos assuntos ligados a estratégia da empresa como retorno sobre investimento, priorização de metas, planejamento a curto, médio e longo prazo.


#2 Cultura Organizacional: aqui devem ser pensados em temas que sejam do domínio das relações humanas como mudança de modelos de gestão, constante melhoria em processos além de temas como motivação pessoal e em equipe.


# 3 Corporativo: este aspecto está relacionado as atividades em grupo, ou seja, como as equipes funcionam e se relacionam.


#4 Técnico: este ponto vai depender da área em que a trilha está sendo planejada, mas deve ser construída com base nas competências que contribuam para que a experiência e o know-how apoiem na agilidade dos processos.


Mas para que tudo isto?


Ao promover e engajar os colaboradores gera-se um espaço onde todos ganham. A empresa percebe maior qualidade nas ações, prazo de entrega mais curtos que são refletidos nos resultados financeiros.


Já as equipes aprendem a olhar, pensar e agir de maneira mais ágil, se auto organizando, identificando como alinhar os recursos à estratégia para agir rapidamente, em um mundo que não para de girar, não perdendo de vista o foco na satisfação do cliente.


Os ganhos que a organização tem em formar seus profissionais em metodologias ágeis são grandes. Mesmo com o medo que mudanças geram, sejam na alta direção, líderes ou equipes, é uma transformação que vale a pena ser pensada.





Ana Bassler

Gestora de Desenvolvimento Humano e Organizacional

21 visualizações0 comentário
bottom of page