top of page

Características do aluno adulto: 7 pontos principais a serem considerados.


Imagem Freepik

Essa semana no site E-Learning Industry, o autor Christopher Pappas falou sobre características comuns existentes em alunos adultos.

Logo me recordei de uma época em que trabalhava na produção de cursos à distância onde eram usados caricaturas ilustradas. Além de receber relatos de alunos demonstrando estranheza quanto aquilo, eu achava um tanto infantil o uso daquele tipo de imagem para o público adulto, mas não era minha competência decidir por isso na época.

No entanto quando li esse artigo, de cara, me identifiquei com as teorias do autor, que nesse caso específico não trata diretamente de layouts ou personagens, mas faz uma boa análise sobre o perfil comum desse público. E nos orienta bem quanto ao caminho a seguir no momento de desenhar a instrução.

Essas informações devem ser fortemente consideradas, pois influenciam as técnicas de aprendizagem dos alunos adultos, o que torna o curso adequado e interessante, e tudo o que nós educadores queremos é aprendizagem efetiva e o “fim” da tão famigerada evasão!

Seguem abaixo as 7 características apontadas por Christopher Pappas:

1. Eles estabelecem seus próprios horários de estudo

Os alunos adultos são responsáveis ​​por suas próprias vidas. Eles reconhecem que a falha pode custar-lhes uma promoção, prejudicar sua posição social ou perder o dinheiro investido no curso de eLearning. Uma das características mais importantes do aluno adulto é que os alunos adultos se dirigem e definem seus próprios objetivos de estudo. Seus cursos de eLearning precisam ser estruturados de uma forma que os permita avaliar seu progresso em níveis individuais.

2. Eles precisam de um sentido de propósito

Quando os adultos se voluntariam para o aprendizado avançado, a decisão é inteiramente sua. À medida que eles decidem em um curso de eLearning para estudar, eles precisam saber exatamente o que eles vão sair dela. Eles receberão uma certificação formal que abrirá mais oportunidades de trabalho para eles? Será que eles se tornarão melhores na comunicação, aprenderão um novo idioma ou adquirirão uma nova habilidade? Os adultos raramente se mudam para o treinamento para o treinamento. Eles precisam de um "porquê" distinto para se convencer a passarem um tempo em um curso de aprendizado eletrônico. Certas formas de aprendizagem de adultos se enquadram em estruturas corporativas obrigatórias. Os requisitos do curso de treinamento on-line podem ser específicos, mas, na maioria dos casos, os alunos adultos precisam de uma razão extrínseca para escolher um determinado curso de treinamento on-line.

3. Eles vão além da teoria

As crianças aprendem em grande parte por rote. Eles memorizam o alfabeto, tabelas de multiplicação, elementos da tabela periódica ou datas históricas importantes. Muitos adultos se queixam de que nada que eles aprenderam na escola foi útil. A maioria nunca usou álgebra, latino ou artesanato em suas carreiras adultas. Então, quando se trata de educação de adultos, não é suficiente adquirir fatos. Eles precisam cavar mais fundo e descobrir como essa nova informação se encaixa em sua existência. Os cursos de eLearning para estudantes adultos devem ir além do ABC de um assunto e encher o material de treinamento on-line na vida diária. O curso e-Learning deve ser relevante para eles, caso contrário, eles o soltarão e encontrarão algo mais útil.

4. Eles aprendem fazendo

Os alunos adultos já passaram por princípios básicos de leitura, escrita, aritmética e conhecimento de livros em geral. Eles não estão mais interessados ​​em ler textos e descrições. Muitos adultos preferem apenas tutoriais gratuitos de treinamento on-line no YouTube. Eles querem ver como alguém faz uma coisa particular, então eles querem tentar por si mesmos. Isso é parcialmente uma função da aventura e da liberdade. Os alunos adultos precisam de espaço para explorar. Eles precisam do tipo de cursos de eLearning que os deixam ficar sujos.

5. Combina Disciplinas Diferentes

Na escola, as aulas foram divididas em diferentes assuntos. Matemática, Ciência, Esportes, Música. Na vida real, as disciplinas se sobrepõem. Em um único dia de trabalho, você pode usar a geografia para dirigir alguém para uma entrevista. Você pode cantar um jingle para passar o tempo no trânsito e, em seguida, enviar um cliente em uma língua estrangeira. Você pode usar matemática complexa para calcular sua dica. A aprendizagem de adultos precisa ser estabelecida em módulos interdisciplinares. Precisa reunir diferentes formas de conhecimento. Isso encoraja os alunos adultos a absorver o conhecimento através da lente de sua experiência de vida individual.

6. Eles são impulsionados por resultados

Os adultos podem sair de uma classe virtual ou desligar seu laptop a qualquer momento. Eles podem, se escolherem, abandonar um curso de eLearning em algumas horas. O que os mantém motivados para permanecer em um curso de eLearning? Resultados. Se eles podem ver que eles estão fazendo progressos ou aprendendo algo útil, então eles ficarão com isso. Certifique-se de colocar objetivos de aprendizagem facilmente mensurados em seu curso de e-Learning como uma ferramenta para reter seus alunos adultos.

7. Eles são muito, muito ocupados

Outra característica do aluno adulto é que o aluno adulto médio tem um emprego, tempo de trabalho, hobbies, família, ambição pessoal e interesses externos. Eles têm muitas exigências sobre o seu tempo e distrações sem fim para interferir com o foco deles. Os cursos de eLearning são uma escolha natural devido à sua flexibilidade. Dito isto, o curso eLearning precisa ser imersivo o suficiente para competir com todas as outras distrações no dispositivo do aprendiz online. Ele precisa envolvê-los o suficiente para mantê-los de conversar, enviar mensagens de texto ou verificar emails no curso e-Learning. Esta é a chave, uma vez que todas estas opções estão disponíveis e existem no mesmo espaço físico e tecnológico que o seu curso de eLearning.

Os alunos adultos hoje possuem um conjunto único de diferenciadores de gerações anteriores. Eles estudam quando e como querem. Eles precisam saber por que eles precisam fazer um determinado curso de eLearning. Eles exigem um conhecimento funcional mais profundo de que podem colocar suas mãos. Eles combinam assuntos diferentes e os traduzem para o uso diário. Eles precisam de alvos claramente definidos, e eles precisam fazer tudo em uma quantidade limitada de tempo. Mantenha todas essas características de alunos adultos em mente sempre que você projeta um curso de eLearning para estudantes adultos.

Você está interessado em aprender mais sobre como criar cursos de eLearning para estudantes adultos? Faça o download de nossos cursos gratuitos de e-Learning para estudantes de adultos: o guia completo para aprender sobre o que motiva os alunos adultos, os modelos de design instrucional e teorias mais adequados para eles, bem como fatos e estatísticas adicionais que você precisa saber sobre esse público em particular.

506 visualizações0 comentário
bottom of page