top of page

5 oportunidades promissoras para trabalhar com educação!

Foi a época em que trabalhar com educação se resumia à sala de aula. Com o avanço tecnológico e as novas possibilidades de trabalho digital, os setores educacionais cresceram e começaram a oferecer serviços e produtos absolutamente diversificados.


Ainda que as Instituições Acadêmicas não estejam abordando esse viés em seus cursos de graduação e pós-graduação, as Universidades Corporativas investem cada fez mais para garantir formação inovadora para os profissionais de educação que atuam nestes novos contextos de ensino.


Por isso, conhecer as possibilidades profissionais existentes para os novos educadores vai lhe permitir dar um novo olhar para sua carreira! Inclusive, uma das perguntas que mais recebemos aqui no Mercado Ead é: Como migrar da sala de aula para o Design Instrucional ou outras áreas de educação e tecnologia? Pois bem, como somos especializados na formação desses profissionais, separamos uma lista das principais áreas de atuação na nova educação!




Descubra mais sobre cada área e veja se suas habilidades podem ser funcionais em alguma dessas carreiras!


1. Gestão de Polos Ead


A quantidade de cursos de Pós-Graduação e Graduação online cresce à cada dia! O número de aluno matriculados em cursos virtuais já ultrapassou a quantidade de vagas ocupadas na educação presencial. Esse movimento educacional na educação a distância fala muito sobre o que será o mercado educacional dos próximos anos.


Muitas Instituições de ensino superior estão realizando parcerias e recrutando empreendedores interessados em abrir Polos de educação a distância. Podemos falar que seria como abrir uma "franquia" de ensino ligada às regras da entidade certificadora.


Para aqueles profissionais que tem perfil empreendedor, sabem fazer captação de alunos através do marketing digital e desenvolvem programas de fidelização, atendimento e suporte ao cliente, com qualidade, essa pode ser uma oportunidade interessante para atuar com serviços de educação.


Geralmente os Polos de Pós-Graduação e Graduação, recebem a permissão para comercializar os cursos reconhecidos pelo MEC para as entidades certificadoras, e, na maioria dos contratos, os Polos pagam um valor entre R$200 a R$400 por certificado emitido... mas depende muito do modelo contratual proposto.



2. Consultoria Educacional


As mudanças nos serviços educacionais a partir dessa nova era digital foram tantas, que muitas Instituições estão recrutando Consultores Educacionais para auxiliar no planejamento e implementação de novos processos, serviços e estruturas de trabalho educacional.


Seja para implementar setores de ensino a distância, desenvolver processos de produção de design instrucional, implementar o uso de tecnologias da educação ou até mesmo apresentar projetos de soluções e melhorias para desenvolvimento e inovação. Nunca os Consultores Educacionais foram tão demandados no setor educacional como agora!


O mais interessante nesta atividade é que qualquer educador que possua know-how em sua área de atuação pode oferecer serviços nessa área. Ter perfil gerencial, boa comunicação e trabalho em equipe será fundamental neste momento.


Infelizmente não existem muitos cursos de formação em Consultoria Educacional, mas muitos profissionais no Brasil tiram certificação na área no Curso de Consultoria Educacional Inovadora do Mercado Ead... não é um curso oferecido frequentemente, por isso tem muita concorrência e geralmente os interessados são avisados através de lista de espera. Se quiser colocar seu nome na lista basta acessar https://www.mercadoead.com/listadeespera



3. Design Instrucional


Sem dúvida, de todas as novas áreas e oportunidades no setor educacional, a de Design Instrucional é a que mais cresce, mais oferta demandas e também mais possui concorrência!


Para quem não sabe o que faz um Designer Instrucional, este é o profissional que cria experiências de aprendizagens através do uso de recursos tecnológicos e estratégias engajadoras de ensino, ou seja, esse profissional sabe criar cursos e treinamento virtuais com taxas de evasão mínimas e formação máxima! Tudo o que o Ensino a Distância precisa!


No Design Instrucional é possível atuar nas áreas: planejamento de ensino, produção de recursos midiáticos, implementação e até mesmo no gerenciamento e análises de formação. Tem espaço para muitos profissionais e educadores atuarem, e são as Universidades Corporativas que mais demandam serviços nessa área.




4. Produção de conteúdos escritos para Ead


A base principal para qualquer produção de cursos online ou treinamento virtual, é o conteúdo escrito da formação!


Todas as produções de desenvolvimento eLearning começam na definição de ementas e conteúdos que precisam ser escritos dentro de determinada técnica, adequada para o desenvolvimento de ensino autônomo.


Todas as produtoras de eLearning, que ofertam serviços de ensino a distância, contratam conteudistas para escreverem materiais que deverão ser desenvolvidos digitalmente, no entanto, encontrar profissionais com habilidade de escrita nem sempre é fácil! Por isso, as Instituições costumam não largar mais aquele bom escritor, que possui didática e dialogicidade na escrita!


O formato de contratação desses profissional pode ter variedade, é preciso levar em conta o tipo de conteúdo, carga horária e tempo de entrega, mas geralmente é fechado pelo valor de lauda ou por projeto fechado.



5. Marketing Educacional


O marketing digital nada nas ondas da internet de braçada! Uma das áreas com maior demanda na virtualidade, que encontra diversos mercados de atuação e um deles sem dúvida é o educacional.


Com a crescente concorrência e as particularidades dos formatos de captação de clientes e alunos, os profissionais de marketing digital que se especializam nos mercados educacionais, tem dado saltos imensos no fechamento de contratos para empresas de treinamentos online ou instituições que vendem cursos de Pós e Graduação pela internet.


A grande dificuldade aqui, está em encontrar um profissional com experiência em marketing e que entenda de comercio educacional. Vender produtos educacionais exige conhecimento acerca de cada infoproduto de ensino e nestes termos, os benefícios das vendas educacionais incluem formação de habilidades, capacidades profissionais, desenvolvimento educacional... nem sempre é fácil encontrar um vendedor que saiba utilizar os artifícios de venda de serviços de ensino.


Se você quer saber mais sobre essa oportunidade dentro do setor educacional, conheça o trabalho do Higor Almeida, que se especializou neste nicho para ofertar serviços muito demandados na educação. Ele tem um canal no Youtube que trata sobre o assunto https://www.youtube.com/escoladematriculas



E aí? Gostou de conhecer todas as novas possibilidades do mercado educacional? Quer continuar recebendo essas dicas? Inscreva-se na newsletter do Mercado Ead para ser avisado de novos conteúdos!



 

Carolina Savioli

MSc Tecnologias e Inovação Educacional

Empreendedora Educacional

Designer Instrucional Master

Consultora em Design Instrucional Unesco

1.231 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page