top of page

Soft Skills - Para que e para quem?


Historicamente as habilidades e competências fazem parte do processo formativo e estiveram presentes nos currículos dos processos educativos, tanto na formação propedêutica, quanto no níveis mais avançados da formação para o trabalho.

Na atualidade as habilidades e competências ganharam notoriedade, sobretudo, nos campos ligados ao mercado de trabalho e ao RH, pois espera-se que um profissional bem preparado tenha desenvolvido não somente as hard skills (competências técnicas da área), mas também as soft skills (competências pessoais e comportamentais) e são sobre essas que vamos nos firmar nas linhas seguintes.

O que são soft skills?

Soft Skills é uma nomenclatura dada as competências comportamentais de um indivíduo. São características ditas como desejáveis para cargos ou funções que farão o diferencial no ambiente de trabalho. São habilidades humanas e sociais, comportamento diante de desafios e situações inusitadas, ter habilidade de relacionamento com a equipe em que está inserido e até a desenvoltura na hora de falar em público.

São competências que vão além das capacidades técnicas. A criatividade, a empatia e o otimismo também são considerados importantes Soft Skills.

Como cita a professora Clarisse Andrade da FGV, no mercado de trabalho, cada vez mais exigente, somos avaliados a todo momento. Ter esses diferenciais é uma maneira de sobressair e ser escolhido para determinados cargos, ou até para se manter na função exercida e obter sucesso na carreira. Algumas funções necessitam de Soft Skills específicos. Você está preparado?

Para diagnosticar seus Soft Skills, Cleyson Dellcorso sugere: faça uma auto análise, observe suas habilidades, se questione: essas habilidades são suficientes para conquistar essa vaga? Trabalhe seus pontos fracos, observe as competências que é preciso aperfeiçoar, faça investimentos. Os Soft Skills podem ser desenvolvidos a qualquer momento. É importante perceber a demanda do mercado de trabalho e avaliar seu perfil para aprimorar suas características.

Tais competências convergem com a tendência da organização e dos processos de trabalho e com a crescente formação de equipes de trabalho multidisciplinares, por exemplo. Agora já não basta saber fazer, é importante saber explicar sua ideia e saber mobilizar outros profissionais. Em uma situação assim, a capacidade de comunicação, por exemplo, é imprescindível para compreensão e a complementaridade das áreas do conhecimento em torno daquele objetivo. Dessa forma, o trabalho em equipe possibilita a soma de esforços diante de uma mesma situação e espera-se que o conflitos não se sobreponha ao objetivo principal da atividade e a liderança inspire os colegas na busca de soluções para a meta ali determinada.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e diversificado, estar atento a essas demandas pode ser um diferencial na sua carreira!

Soft Skills para sua carreira - Que competências são essas?
1. Comunicação

Por que você precisa: As habilidades de comunicação escritas e verbais são de extrema importância no local de trabalho porque dão o tom de como as pessoas percebem você. Eles também melhoram suas chances de construir relacionamentos com colegas de trabalho . As habilidades de comunicação aumentam seu desempenho porque ajudam a extrair expectativas claras do seu gerente para que você possa oferecer um excelente trabalho.

Por que os empregadores valorizam: os profissionais são mais produtivos quando sabem como se comunicar com os colegas. Se você puder expressar claramente quem, o que, quando, onde, por que e como, de um projeto, você será um diferencial.

Como obtê-lo: busque sempre a objetividade nas falas e escritas, fazendo com que as mensagens sejam bem compreendidas, independentemente do assunto abordado.

Trabalho em equipe

Por que você precisa: o sucesso de uma empresa raramente depende de uma pessoa fazer algo por si mesma. O sucesso é o resultado de muitas pessoas trabalhando em direção a um objetivo comum. Quando os funcionários podem sintetizar seus talentos variados, todos ganham. (Bônus: ter amigos no trabalho também pode aumentar sua satisfação no trabalho , descobriu uma pesquisa da Gallup).

Por que os empregadores valorizam: os empregadores procuram os participantes da equipe para ajudar a construir uma cultura de escritório amigável , que ajude a reter os funcionários e, por sua vez, atraia os melhores talentos. Além disso, poder colaborar bem com seus colegas de trabalho fortalece a qualidade de seu trabalho.

Como obtê-lo: para gerar boa vontade, dê uma mão quando vir um colega de trabalho necessitado. ("Como posso ajudar?") Outra maneira é cobrir um colega enquanto ele está de férias.

2. Resolução de Conflitos

Por que você precisa: “Sempre que você colocar mais de uma pessoa em uma organização, haverá conflitos”, diz Robinson. “É a natureza humana”. Portanto, a capacidade de resolver problemas com colegas de trabalho ajudará você a manter relacionamentos com colegas e a trabalhar com mais eficiência.

Por que os empregadores valorizam: ser capaz de trabalhar construtivamente através de desentendimentos com as pessoas é um indicador seguro de maturidade - assim como o potencial de liderança. Alguém assim ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.

Como obtê-lo: A melhor maneira de resolver divergências entre colegas de trabalho é abordar questões diretamente, mas delicadamente. Assim, ao intervir como mediador , deixe que ambas as partes exponham suas queixas em um ambiente livre de julgamentos e trabalhem juntas para encontrar uma solução.

3. Liderança

Por que você precisa disso: Ter confiança e uma visão clara pode ajudar a influenciar seus colegas de trabalho e colocá-los a bordo com suas ideias agora e no futuro. A exibição de tais habilidades de liderança ajuda você a ganhar visibilidade dentro de uma organização, o que pode levar a mais oportunidades de promoções ou aumentos salariais.

Por que os empregadores valorizam: chefes e gerentes estão sempre procurando funcionários com potencial de liderança, porque esses trabalhadores um dia estarão assumindo as rédeas e construindo o legado da empresa.

Como obtê-lo: Ser um líder não é meramente fazer com que as pessoas façam o que você quer. Liderança significa inspirar e ajudar os outros a atingir seu pleno potencial. Uma maneira de fazer isso é se tornar o supervisor de estágio , que lhe dá a oportunidade de gerenciar pessoas, aprender como motivar uma equipe e assumir mais responsabilidade.

Como melhorar suas Soft Skills

Faça um curso online. Você pode estudar praticamente qualquer coisa on-line hoje, desde Hard Skills como Photoshop e engenharia de rede até habilidades como gerenciamento de projetos e negociação.

Receba feedback dos outros. A melhor maneira de alcançar essas habilidades é obter consciência dos pontos fortes e fracos, pedir feedback, observar e ouvir aqueles que têm um relacionamento exemplar com os outros e praticar o desenvolvimento de habilidades em todos os relacionamentos.

Busque ajuda de um coach. Um coach pode ajudá-lo a desenvolver certas habilidades sociais de maneira rápida e eficaz, pois elas adaptam o processo de aprendizado e prática diretamente a você. “A parceria com um coach pode ter um impacto inestimável no seu sucesso como líder.

Pratique com um amigo. Vamos dizer que você quer melhorar na negociação . Sente-se com um amigo e pratique perguntando o que você quer - seja um aumento de salário , uma promoção ou um pacote de benefícios melhor . Peça a seu amigo que desempenhe o papel de seu chefe e, em seguida, dê a você um feedback sobre sua proposta.

Pauliane Romano Pedagoga e Doutoranda em educação https://www.linkedin.com/in/pauliane-romano-b1453218a

Anelize Albuquerque Pedagoga e Pós graduada em Psicopedagogia com Especialização em Educação Infantil e Alfabetização

Marcos A. Ducatti

Consultor Senior em EaD

16 visualizações0 comentário
bottom of page