top of page

Venha para a EAD e amplie seus ganhos e oportunidades

Se você ainda não conhece os benefícios e vantagens de trabalhar em um dos setores que mais cresce no mercado educacional, então você está realmente "comendo bolo"!


A Educação a Distância é um dos segmentos educacionais que mais oferece oportunidades para educadores ou profissionais de ensino que desejam ir além das salas de aulas.


Quer conferir o que você pode ganhar como profissional EAD? Então vem aqui comigo e depois me diz se não tenho razão!




De acordo com o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Educação a Distância cresceu cerca de 474% na última década.


Este aumento exponencial abriu muitas oportunidades e variedade de funções e atividades que podem ser desenvolvidadas por profissionais que atuam na EAD.


O mais interessante, é que, junto com essas novas possibilidades profisionais para educadores, o ensino a distância, devido o crescimento tecnológico, se torna cada vez mais multidisciplinar. Ou seja, muitos profissionais, com competências distintas acabam encontrando espaço para atuar na EAD.


Mas quais são as vantagens para professores e educadores que optam por seguir caminho junto à educação digital e o ensino a distância? O que faz essa proposta ser tão interessante assim? Quais oportunidades profissionais a EAD pode gerar?


Muito facil responder!

Posso até listar!



Mas vamos detalhar melhor cada um desses itens para enteder como essa informação pode ser usada de forma funcional para um bom planejamento de carreira dentro da Educação a Distância.




1. Possibilidade de trabalho remoto, home office ou anywhere office:



Como o próprio nome já diz, EAD - Educação a Distância, favorece o uso de sistemas e recursos tecnológicos que piorizam o acesso dos aluno à aula, sem que esteja presente fisicamente.


Da mesma forma, principalmente após a pandemia, os profissionais que atuam nessas áreas passaram a desenvolver suas atividades de casa, ou melhor ainda, de qualque lugar onde exista uma conexão de internet.


Se trabalhar de onde você quiser, mesmo em uma viagem com a família, não for uma ótima vantagem, então eu não sei o que mais pode ser!


2. Escalonamento de trabalhos internacionais:



Exatamente pela possibilidade de trabalho remoto, profissionais que possuem domínio do inglês, podem desenvolver atividades para empresas alocadas em outros países.


No Design Instrucional, por exemplo, muitas vagas, ainda que no Brasil, já são publicadas em inglês, para chamar a atenção daqueles profissionais que podem atuar nessas funções mesmo morando em outros países.


Lógico que esse escalonamento global abre oportunidade para que profissionais EAD ganhem em moeda estrangeira e aumentem suas oportunidades de crescimento profissional fora do país.


3. Maior oportunidades de crescimento dentro da carreira:



Como eu havia dito, por ser um segmento profissional com oportunidades para capacidaddes multidisiplinares, a EAD emprega profissonais de ensino, de computação, comunicação, design, marketing... entre ontros.


Exatamente por isso, a possibilidade de crescimento profissional é muito maior!


Se você for um tutor, com habilidades computacionais em edição e design por exemplo, terá oportunidades de crescimento nas áreas de produção de recursos para EAD também!

Ou seja, muitas das competências que você possui e que não são necessariamente focadas em educação, ensino ou aprendizagem, podem e serão muito bem valorizadas em outros setores da Educação a Distância.


Por isso é interessante conhecer as oportunidades de trabalho existentes nessa modalidade de ensino, para poder criar um bom plano de carreira, que abra portas muitas vezes inesperadas.



4. Acesso a um networking global em diversas comunidades



Não existe a pessoa que faça parte da comunidade de profissionais de EAD que não atue de forma engajada com o uso de tecnologias e de comunicação através das redes.


Como a palavra de ordem se relaciona muito com "recursos e ferramentas" a maioria das comunidades profissionais, trocam informações através de comunidades colaborativas para conhecer mais sobre questões técnicas, inovação, possibilidades...


Trata-se se um público profissional altamente unido! E isso ocorre, pois eles têm a compreensão de que a oferta é vasta e a comunidade precisa estar unida para que a troca seja justa e favoreça a todos igualmente!

Isso significa que uma forte ponte de apoio para o crescimento profissional na Educação Digital, está diretamente ligada ao networking desses profissionais em escala global. O que gera mais oportunidades e aprendizagens.


5. Facilidade em encontrar cursos de capacitação:



Estamos falando de profissionais de Educação Digital que atuam no planejamento, produção e publicação de formação a distância. Ou seja, gente que sabe fazer cursos e treinamentos de forma profissional.


Então, uma coisa é fato! O que mais esses profissionais fazem é publicar cursos e propostas de formação dentro da própria área de desenvolvimento profissional, isso não é fantástico?!

Trata-se de uma grande comunidade de profissionais, com produção ativa de formações diversas para a própria área de atuação. E o melhor, com ofertas variadas de entrega de ensino, sejam cursos maiores, menores, gratuitos, baratos, mais caros... todo jeito.

Ora! O fruto nunca cai longe do pé né?!


6. Possibilidade de ganhos extras com mais serviços de ensino:



Mais uma ótima vantagem para mostrar que vale a pena investir nesse segmento profissional de educação, é a possibilidade constante de ganhos extras. São tantas plataformas que auxiliam na criação e oferta de serviços como mentorias, tutorias, produção de conteúdos, venda de infoprodutos e cursos, que é possível planejar pequenos empreendimentos educacionais para promover ganhos extras.


Plataformas como Udemy, Eduzz e Hotmart, por exemplo, permitem que qualquer pessoa que tenha competência na criação de infoprodutos de ensino, possa produzir e comercializar cursos online com muita facilidade.


Se você ainda não investe em produções para Ensino a Distância, e busca por oportunidades extras dentro deste mercado, fica a dica para pesquisar sobre essas plataformas e começar a criar seus conteúdos para vendas online agora mesmo!


 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o mercado educacional?

Então inscreva-se no site do Mercado EAD para receber conteúdos e avisos de cursos e eventos gratuitos na área!


Leia os artigos da Profa Carolina Savioli no blog do Mercado EAD, e mantenha-se informado e preparado para atuar nos segmentos da Educação Inovadora, EAD, Design Instrucional entre outros do meio educacional digital.

Carolina Savioli

MSc Tecnologias Educacionais

MSc em Inovação Educacional

Especialista em Gestão de EAD

Designer Instrucional Master

Empreendedora Educacional



Comentarios


bottom of page